Cristiano Ronaldo foi eleito para o melhor ’11’ de sempre do Campeonato da Europa de futebol, anunciou esta terça-feira a UEFA numa cerimónia realizada em Paris, onde na sexta-feira se inicia o Euro 2016.

O capitão da seleção de Portugal figura entre os mais escolhidos numa eleição que teve mais de 3,5 milhões de votos registados no euro2016.com e @uefaeuro.

As representações dos onze eleitos, pintadas por outros tantos ‘grafitters’, ficarão expostas num mural em La Place, na capital francesa, até 19 de junho.

A Itália, com três nomes, é a seleção mais representada, numa equipa em que Alemanha, Espanha e França surgem com dois jogadores, ficando Portugal e Holanda com os restantes eleitos, um cada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A eleição foi feita a partir de 50 nomes propostos pela UEFA e que cumpriam um dos seguintes critérios: pelo menos uma presença em meias-finais, ter figurado na equipa do Euro, ter sido o melhor marcador de uma edição ou ter produzido um momento icónico, como o penálti à Panenka, em 1976 ou o golo num remate em arco de Marco van Basten na final de 1988.

Equipa:

  • Guarda-redes: Gianluigi Buffon (Ita).
  • Defesas: Paolo Maldini (Ita), Franz Beckenbauer (Ale), Carles Puyol Esp) e Philipp Lahm (Ale).
  • Médios: Andrés Iniesta (Esp), Andrea Pirlo (Ita) e Zinédine Zidane (Fra).
  • Avançados: Cristiano Ronaldo (Por), Thierry Henry (Fra) e Marco van Basten (Hol).