Daria Bignardi, a recém-empossada diretora do canal público da televisão italiana RAI 3, decidiu impor um novo código de vestuário a todos os apresentadores da estação. A partir de agora, os decotes, as minissaias, os braços demasiados expostos, os vestidos que revelem demasiado as formas, o excesso de maquilhagem e as gravatas com cores berrantes estão proibidos.

A diretora pretende que o canal tenha uma imagem mais sóbria e distante do entretenimento e quer impor aos colaboradores um estilo mais adequado a um canal de televisão de informação, refere o jornal La Repubblica.

A nova orientação é sobriedade e Daria Bignardi explicou aos pivots que as alterações à forma de apresentar têm por objetivo torná-los mais discretos, de forma a evitar que o seu visual chame mais à atenção do espetador que as notícias em si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/Que_Radio/status/738754398248153088

Mas, com as novas alterações, algumas das estrelas do canal, como a apresentadora Paola Ferrari, que é conhecida também pela sensualidade da roupa que usa, vão ter que alterar a forma de vestir.

Esta não é a primeira vez que um canal de televisão tem de lidar com a forma como as apresentadoras aparecem em frente às câmaras. No início de maio, Liberté Chan, apresentadora de meteorologia do canal KTLA 5, da Califórnia, foi obrigada a vestir um casaco em direto, enquanto dava a previsão meteorológica.

Liberté Chan vestia um vestido justo preto de alças e muitos espetadores enviaram emails a considerar a roupa demasiado sensual e inapropriada. Face aos comentários, Chris Burrous, pivot do canal, interrompeu a colega de imediato e passou-lhe um casaco para que o vestisse.

“Assim pareço uma bibliotecária”, disse a apresentadora depois de ter sido obrigada a tapar os braços e os ombros em direto.

Em termos de código de vestuário de quem apresenta as notícias, é caso para dizer que cada país tem o seu. Na Albânia, a tendência é destapar com o objetivo de aumentar as audiências dos noticiários. No canal albanês Zjarr Televizion as pivots apresentam-se com casacos sem botões e abertos, de forma a realçar o decote.