A grelha desenhada no chão do Virgin Active no Palácio Sottomayor, em Lisboa, bem podia servir para jogar à macaca não fossem os halteres (e a ausência de números na grelha) prenunciarem outro tipo de treino. À falta do pé-coxinho, a ideia aqui é empurrar, puxar, dobrar, agachar, torcer e fazer lunges como se não houvesse amanhã. A pedra, essa, é substituída por barras de 15 quilos, bolas medicinais e kettlebells. The Grid, tal como o nome indica, é uma nova modalidade feita num solo em formato de grelha onde cada pessoa trabalha seis movimentos básicos do quotidiano num quadrado”, explica a fitness manager Patrícia Pinto.

Este treino funcional chega agora a Portugal depois de ter dado muito que falar na imprensa internacional por permitir queimar até 900 calorias em meia hora. “O objetivo é reaprender diferentes padrões motores que com a idade tendem a tornar-se mais difíceis de executar”, diz Patrícia ao Observador. “São cerca de 30 minutos de treino funcional onde só o período de descanso — de um a meio minuto — nos vai permitir recuperar. Estamos a falar de aulas de alta intensidade onde devemos fazer o maior número de repetições possíveis.” Isto promete.

Ginásio Virgin

Patrícia Pinto é “fitness manager” responsável pelo ginásio Virgin Active do Palácio Sottomayor
(foto: André Marques/Observador)

Para começar, existem quatro aulas com programas diferentes que exploram todos os níveis do fitness. “O Grid Strong é um circuito de alta intensidade especificamente concebido para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho em termos de força e velocidade”, anuncia Patrícia Pinto. Já o Grid Fit é um treino caraterizado por múltiplas repetições de 30 segundos cada onde se vai alternando a velocidade com o objetivo de melhorar o aparelho cardiovascular. “Este é o tipo de programa que trabalha a resistência ao máximo com uma série contínua de exercícios progressivos que geram uma intensidade constante”, afirma a instrutora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas prossigamos. O Grid Lean, por sua vez, é projetado para tirar o máximo proveito da sessão num período limitado de tempo — é um treino de alta intensidade, com base num método que envolve alternar entre 20 segundos de exercício e breves pausas de 10 segundos. Foi pensado para queimar rapidamente calorias, reduzir a gordura corporal e trabalhar o tônus muscular eficazmente. Por último, o Grid Active tem como objetivo melhorar a coordenação, equilíbrio e a mobilidade das articulações, graças a movimentos básicos repetidos de forma rápida. “A meta é aumentar a resistência, permitindo um melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular”, conta a fitness manager do Virgin Active.

Ginásio Virgin

Na aula Grid Strong, de 30 minutos, realizam-se exercícios com obstáculos e vários objetos incluindo halteres, equipamentos de suspensão TRX e caixas de salto. (foto: André Marques/Observador)

As dores musculares vêm por acréscimo. “Naturalmente as dores no dia seguinte são o produto de um novo estímulo ao qual o corpo não está habituado”, reflete Patrícia Pinto. “Mas qualquer pessoa pode praticar uma das quatro aulas porque conseguimos adaptar o nível de intensidade e dar diferentes opções.” Cada quadrado tem um exercício atribuído e a única regra passa por realizar o maior número de repetições. Deve cumprir-se rigorosamente a contagem decrescente marcada pelo cronómetro da televisão que anuncia quando é que deve mudar de quadrado. Num minuto fazem-se flexões com halteres e, no outro, agachamentos com kettlebells de quatro quilos.

Ginásio Virgin

Cada quadrado tem um exercício atribuído que deve ser executado o maior número de vezes possíveis em 30 segundos até trocar para outro quadrado durante o período de descanso. (foto: André Marques/Observador)

O grau de dificuldade varia mas o tempo de descanso não: ronda os 30 segundos. “Nos treinos tentamos promover exercícios que promovam, por exemplo, o dobrar ou o rodar (através da rotação do tronco) que tornam-se difíceis de executar para quem passa muito tempo sentado em frente ao computador”, explica Patrícia. Todos os diferentes treinos visam aumentar a resistência e vão deixá-lo com vontade de voltar aos tempos da primária em que o jogo da macaca era a única grelha desenhada no chão que conhecia. Se quiser experimentar, o primeiro treino é grátis (basta marcar) e para frequentar a modalidade — que deverá chegar em breve aos restantes ginásios Virgin Active — há mensalidades completas a partir de 65€ por mês.

Nome: The Grid (Virgin Active)
Morada: Avenida Fontes Pereira de Melo, 16 (Picoas), Lisboa
Preço: A partir de 65€/mês
Telefone: 21 099 7863
Horário: De segunda a sexta, das 7h00 às 23h00. Sábado, domingo e feriados das 9h00 às 20h00.