É um dos momentos mais aguardados durante as cerimónias de fim de curso nas universidades americanas: o discurso das celebridades convidadas.

Variam na duração, no tom e no motivo, mas na maior parte, se não todos eles, têm um objetivo em comum: querem motivar a audiência, principalmente os alunos que terminaram o percurso universitário. E, em muitos dos casos, estão repletos de humor.

Por vezes estes discursos quebram a barreira do tempo e espaço, saem dos campus universitários e passam para a Internet, onde se tornam vídeos virais vistos por milhões de pessoas de todo o mundo.

Mas o que faz com que estes discursos fiquem na memória dos que os ouviram? O El Mundo explica que maior parte das vezes são alguns aspetos simples que ligam todos estes discursos. E que saíram das bocas de gente tão ilustre como Steve Jobs ou Steven Spielberg.

O primeiro ponto pode parecer óbvio, mas é bastante importante para causar boa impressão nos presentes: não chegar atrasado ao local onde se vai discursar. Outro ponto considerado essencial para um bom discurso é que este não seja muito demorado – embora em algumas situações esta regra possa ser contornada desde que por uma boa razão – não maçar a audiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro dos pontos importantes para captar a atenção do público passa por o discurso seja baseado em histórias pessoais.

Foi o caso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005. No início do discurso, o diretor da Apple, que morreu em 2011, referiu o facto de não ter terminado a faculdade e de aquele ser o momento em que tinha sido estado mais perto do final de um curso. Jobs contou depois três histórias pessoais sobre a sua vida, em que apelava às emoções dos presentes, revelando a sua adoção ou o cancro do pâncreas de que já sofria.

Sandra Burgos, a fundadora da empresa 30kcoaching, afirmou que não basta chegar a tempo e contar uma história pessoal. Também é preciso que o orador seja uma pessoa com um percurso de sucesso que, de preferência, tenha enfrentado algumas adversidades ao longo do percurso.

Burgos destaca ainda a honestidade do relato como outro dos aspetos positivos num bom discurso e ainda que termine com uma lição final para deixar os ouvintes a pensar sobre o que ouviram.

Veja abaixo alguns dos melhores discursos de final de curso que se encontram no YouTube.