A Força Aérea Portuguesa anunciou esta quarta-feira que participou, em três dias, no resgate de cerca de mil migrantes no mar Mediterrâneo, aumentando para mais de 5600 o número de resgatados nestas missões nos últimos dois anos.

Segundo um comunicado, a Força Aérea colaborou, na terça-feira, “no resgate de cerca de 250 migrantes ilegais, no Mar Mediterrâneo”, tendo o navio que os transportava acabado por afundar.

“Na mesma missão foi localizada uma embarcação de pesca que se encontrava à deriva desde 27 de maio, dia em que foi alvo de uma missão de salvamento, constituindo-se como um perigo para a segurança marítima”, relata.

No sábado, também já tinha sido realizada uma dupla missão de resgate, na qual participou a Força Aérea, tendo sido salvas cerca de 390 pessoas numa embarcação e cerca de 360 numa outra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em poucos dias, a Força Aérea ajuda a salvar cerca de mil migrantes na Operação TRITON da FRONTEX”, enumera.

Segundo o mesmo comunicado, a “Força Aérea Portuguesa iniciou a participação nestas missões de Controlo das Fronteiras Externas Europeias em 2007, realizando-as regularmente desde 2011”.

“Nos últimos dois anos, as aeronaves C-295M e P3C CUP+ da Força Aérea já colaboraram no resgate de mais de 5.760 pessoas no Mar Mediterrâneo”, resume.