A empresa Microsoft criou um sistema de previsão de resultados dos jogos do Euro 2016. Resultado: a seleção portuguesa vence os três jogos do grupo F da fase de grupos.

A Microsoft acredita que Portugal passa à fase de grupos segundo as previsões feitas através da tecnologia de big data. A empresa recolheu e analisou uma série de dados e informações como os resultados de jogos anteriores ou os conteúdos publicados nas redes sociais. A partir daqui, é possível prever o futuro das várias seleções na competição.

Contudo, as previsões são sempre atualizadas 48 horas antes de cada jogo, caso se verifique alguma mudança, como uma lesão de última hora.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft usa este tipo de tecnologia para fazer previsões de jogos de futebol. No Mundial de 2014, a empresa previu com sucesso 15 de 16 jogos. Estas previsões são feitas a partir de um modelo estatístico que faz uma estimativa da força de cada equipa com base no seu historial e junta ainda as informações recolhidas na internet e nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR