Nada mais, nada menos — o Podemos quer que o seu programa eleitoral seja “o mais lido de sempre na história dos programas eleitorais de Espanha”. E por isso foi buscar uma receita vencedora: transformou as suas ideias num catálogo do IKEA. Pablo Iglesias, Íñigo Errejón, Pablo Echenique, Irene Montero e outros líderes do partido espanhol aparecem na sala, no escritório ou na cozinha das suas casas a apresentar as propostas e compromissos com que vão a eleições.
Na capa do catálogo do Podemos, cujo design é integralmente copiado do da cadeia sueca de móveis e de outros produtos para o lar, lê-se a justificação da opção de comunicação tomada pelo partido:
Há momentos na história em que para defender os princípios que nos ensinaram os nossos pais, há que utilizar ferramentas novas. A 26 de junho o nosso país tem a oportunidade de estrear um futuro novo. Junta-te ao país que aí vem.”
Pablo Iglesias, o candidato a chefe de Governo (está em segundo nas sondagens), aparece na secção de Salas, numa varanda, e no segmento de Escritórios, a trabalhar — ora numa grande mesa, sozinho mas rodeado de várias cadeiras, ora ao computador, com armários de apoio e livros por trás de si.
O catálogo do Podemos
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O Podemos transformou o seu programa eleitoral num catálogo do IKEA. Veja aqui as salas, escritórios e cozinhas dos líderes do partido.
“É necessário remodelar os nossos espaços de trabalho para nos adaptarmos aos novos tempos e conquistar, assim, mais e melhores direitos. Chegou a hora de pôr a economia espanhola no lugar que lhe corresponde, tanto na Europa, como no mundo”, lê-se, na abertura do segmento de “Escritórios”.
Mas também aparece como figurante de outros departamentos, como na secção de Iluminação, onde está sentado num cadeirão de verga, numa sala de estar. Aqui fala-se do Plano Nacional de Transição Energética e dos dois pilares que o compõem: o da poupança, conseguida através de ganhos de eficiência, e o das energias renováveis, que pretende expandir e instalar as energias limpas, como a solar, eólica, geotérmica, hidroelétrica e de biomassa de baixa emissão.
No capítulo das cozinhas, está Julio Rodriguez, ex-chefe do Estado-maior da Defesa e cabeça de lista por Almería, a lavar os pratos. Na introdução ao capítulo, lê-se:
Chegou o momento de mudar a forma como produzimos e transformamos os nossos bens. A cozinha de Espanha deve modernizar-se.”
E as páginas sucedem-se, com vários dirigentes do Podemos a desempenhar tarefas domésticas, que servem de mote à apresentação dos compromissos do partido.
No final do catálogo, onde habitualmente se leem detalhes técnicos sobre o mobiliário, estão todas as propostas do Podemos, com uma pequena explicação. O próprio partido assume que as propostas são idênticas ao programa levado a eleições em dezembro.
Segundo o El Español, o IKEA não estava informado da iniciativa do Podemos, mas a porta-voz do partido garantiu que se certificaram que a ideia não implicava problemas jurídicos.