Nada mais, nada menos — o Podemos quer que o seu programa eleitoral seja “o mais lido de sempre na história dos programas eleitorais de Espanha”. E por isso foi buscar uma receita vencedora: transformou as suas ideias num catálogo do IKEA. Pablo Iglesias, Íñigo Errejón, Pablo Echenique, Irene Montero e outros líderes do partido espanhol aparecem na sala, no escritório ou na cozinha das suas casas a apresentar as propostas e compromissos com que vão a eleições.

Na capa do catálogo do Podemos, cujo design é integralmente copiado do da cadeia sueca de móveis e de outros produtos para o lar, lê-se a justificação da opção de comunicação tomada pelo partido:

Há momentos na história em que para defender os princípios que nos ensinaram os nossos pais, há que utilizar ferramentas novas. A 26 de junho o nosso país tem a oportunidade de estrear um futuro novo. Junta-te ao país que aí vem.”

programa_electoral_podemos-page-040

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pablo Iglesias, o candidato a chefe de Governo (está em segundo nas sondagens), aparece na secção de Salas, numa varanda, e no segmento de Escritórios, a trabalhar — ora numa grande mesa, sozinho mas rodeado de várias cadeiras, ora ao computador, com armários de apoio e livros por trás de si.

O catálogo do Podemos

Mostrar Esconder

O Podemos transformou o seu programa eleitoral num catálogo do IKEA. Veja aqui as salas, escritórios e cozinhas dos líderes do partido.

 

“É necessário remodelar os nossos espaços de trabalho para nos adaptarmos aos novos tempos e conquistar, assim, mais e melhores direitos. Chegou a hora de pôr a economia espanhola no lugar que lhe corresponde, tanto na Europa, como no mundo”, lê-se, na abertura do segmento de “Escritórios”.

programa_electoral_podemos-page-019

Mas também aparece como figurante de outros departamentos, como na secção de Iluminação, onde está sentado num cadeirão de verga, numa sala de estar. Aqui fala-se do Plano Nacional de Transição Energética e dos dois pilares que o compõem: o da poupança, conseguida através de ganhos de eficiência, e o das energias renováveis, que pretende expandir e instalar as energias limpas, como a solar, eólica, geotérmica, hidroelétrica e de biomassa de baixa emissão.

programa_electoral_podemos-page-004

No capítulo das cozinhas, está Julio Rodriguez, ex-chefe do Estado-maior da Defesa e cabeça de lista por Almería, a lavar os pratos. Na introdução ao capítulo, lê-se:

Chegou o momento de mudar a forma como produzimos e transformamos os nossos bens. A cozinha de Espanha deve modernizar-se.”

E as páginas sucedem-se, com vários dirigentes do Podemos a desempenhar tarefas domésticas, que servem de mote à apresentação dos compromissos do partido.

No final do catálogo, onde habitualmente se leem detalhes técnicos sobre o mobiliário, estão todas as propostas do Podemos, com uma pequena explicação. O próprio partido assume que as propostas são idênticas ao programa levado a eleições em dezembro.

Segundo o El Español, o IKEA não estava informado da iniciativa do Podemos, mas a porta-voz do partido garantiu que se certificaram que a ideia não implicava problemas jurídicos.