A digressão “iNNOCENCE eXPERIENCE Tour” começou em Vancouver, no Canadá, mas são as imagens dos últimos concertos, os de Paris de 6 e 7 de dezembro, que estão incluídas no novo DVD dos U2. Esta sexta-feira, 10 de junho, o registo será editado mundialmente. Os bastidores, algumas entrevistas com a banda e o respetivo staff e a atuação em palco são alguns dos elementos que compõem a edição.

[o trailer de Live in Paris]

A incerteza da realização dos concertos em Paris, após os atentados na capital francesa em novembro do ano passado, tornou os espetáculos ainda mais especiais para o público e para a banda. Inicialmente agendados para 10 e 11 desse mesmo mês de novembro, os espetáculos foram adiados para dezembro, após os ataques terroristas na capital francesa. Bono, o vocalista, referiu-se na altura, num comunicado oficial, à importância de os concertos reagendados serem bem-sucedidos: “Numa noite, os assassinos tiraram vidas, música, paz – mas não conseguiram roubar o espírito daquela cidade. (…) Vamos dar o nosso melhor por Paris”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Esta terça-feira, o DVD foi apresentado numa sala de cinema da capital francesa]

Além dos sucessos da banda irlandesa, os fãs podem ainda recordar ou ver pela primeira vez as participações especiais de Patti Smith e Eagles of Death Metal. Já o alinhamento é feito de muitos dos êxitos da banda como “Beautiful Day”, “Pride (In the Name of Love)” e “Where The Streets Have No Name”, percorrendo as diferentes fases criativos do quarteto. O mais recente álbum da banda, “Songs of Innocence”, editado em 2014, não fica de fora do DVD. Não é confirmado, no entanto, se a canção “Streets of Surrender”, a música feita especialmente para Paris depois dos atentados, foi uma das eleitas para integrar o alinhamento. No entanto, a capital francesa assume protagonismo em “iNNOCENCE eXPERIENCE – Live in Paris”.

As versões deluxe desta edição apresentam também uma reveladora conversa com o realizador Hamish Hamilton (que já tinha trabalhado com o grupo na Elevation Tour) e detalhes sobre as imagens criadas para a atual digressão.

A “iNNOCENCE eXPERIENCE Tour” começou em maio de 2015 em Vancouver e já levou os U2 a atuar para mais de 1,2 milhões de pessoas em 22 cidades da Europa e América do Norte. A estrutura dos concertos é composta por um palco central, várias áreas de secundárias, um ecrã LED suspenso de uma passadeira de 36 metros e um sistema de som inovador.

“Live in Paris” está à venda a partir desta sexta-feira, em versão standard e deluxe, em DVD e Blu Ray.