Até podem negá-lo. Mas Andrea Pirlo, escondido naquela farta cabeleira, há-de ter um. Um quê? Um olho mais. Nas botas, sobretudo na destra, e perdoe-nos a ciência, mas aí, sim, ele tem olhos. Mil. Por anos a fio, mesmo quando já tinha a barba cerrada de homem feito e não a cara limpa de um ragazzo, Pirlo foi o pensador de todo o futebol da squadra azzurra. Mas Pirlo (e Antonio Conte, o selecionador, sabe-o) está mais voltado à reforma dourada por terras do tio Sam do que a pensar seja o que for em França. E não vai pensar, porque não foi convocado. Maledizione!

Calma: a Itália é a Itália, e quer jogue bem ou jogue mal, vai ser sempre um candidato ao título – ou, pelo menos, a chegar longe no Euro. Mesmo sem o seu trequartista. A base vai ser a da Juventus, outrora treinada por Conte, o 3-5-2 (com laterais a todo o comprimento do relvado) também é o da Vecchia Signora, e o melhor jogador idem. A Buffon só lhe falta um Europeu na (recheadíssima) sala de troféus. E ele merece-o. Oxalá os demais lhe ouçam os gritos (e a liderança) que dá desde trás, da baliza. Para o boneco ele não vai gritar; é que Balotelli ficou de fora…

separador_o_onze

Gianluigi Buffon; Matteo Darmian, Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini e Mattia De Sciglio; Daniele De Rossi, Thiago Motta e Antonio Candreva; Éder Martins e Graziano Pellè.

separador_treinador

Antonio Conte

craque (2)

Gianluigi Buffon

Convocados

Guarda-redes: Gianluigi Buffon (Juventus), Federico Marchetti (Lazio) e Salvatore Sirigu (Paris Saint Germain).

Defesas: Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Angelo Ogbonna (West Ham), Matteo Darmian (Manchester United) e Mattia De Sciglio (Milan).

Médios: Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Emanuele Giaccherini (Bologna), Thiago Motta (Paris Saint Germain), Marco Parolo (Lazio), Stefano Sturaro (Juventus), Federico Bernardeschi (Fiorentina) e Antonio Candreva (Lazio).

Avançados: Stephan El Shaarawy (Roma), Éder Martins (Inter), Ciro Immobile (Torino), Lorenzo Insigne (Napoli), Graziano Pellè (Southampton) e Simone Zaza (Juventus).