Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Fabio Capello aguentou-se até julho de 2015 (esteve no Mundial 2014) à frente da seleção russa. Saiu Capello, entrou Leonid Slutsky, atual treinador do CSKA. Slutsky não é como Capello. Slutsky não se levanta do banco. Mas não pára. Agita-se sentado nele, para trás, para a frente, fala em surdina para ninguém, não festeja os golos, não se lhe vê uma só mudança no rosto circunspecto quando os sofre, mas de uma coisa Slutsky é capaz: de pegar numa equipa moribunda (como a russa era) e colocá-la a jogar futebol.

Não é rendilhado. É pragmático o seu futebol. E qualificou a Rússia para o Euro, com uma seleção sobretudo experiente, muito experiente até — o que é sempre uma mais-valia em competições a eliminar. Lembra-se da Grécia em 2004? Pois…

separador_o_onze

Igor Akinfeev; Vasili Berezutski, Aleksei Berezutski, Sergei Ignashevich e Igor Smolnikov; Igor Denisov, Roman Neustädter, Oleg Shatov e Roman Shirokov; Artem Dzyuba e Aleksandr Kokorin.

separador_treinador

Leonid Slutsky

craque (2)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aleksandr Kokorin

https://www.youtube.com/watch?v=pV3h6N9yM3I

Convocados

Guarda-redes: Igor Akinfeev (CSKA Moskva), Yuri Lodygin (Zenit) e Guilherme (Lokomotiv Moskva).

Defesas: Aleksei Berezutski (CSKA Moskva), Vasili Berezutski (CSKA Moskva), Sergei Ignashevich (CSKA Moskva), Dmitri Kombarov (Spartak Moskva), Roman Neustädter (Schalke), Georgi Schennikov (CSKA Moskva), Roman Shishkin (Lokomotiv Moskva) e Igor Smolnikov (Zenit).

Médios: Igor Denisov (Zenit), Dmitry Torbinski (Krasnodar), Aleksandr Golovin (CSKA Moskva), Denis Glushakov (Spartak Moskva), Oleg Ivanov (Terek Grozny), Pavel Mamaev (Krasnodar), Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moskva), Oleg Shatov (Zenit) e Roman Shirokov (CSKA Moskva).

Avançados: Artem Dzyuba (Zenit), Aleksandr Kokorin (Zenit) e Fedor Smolov (Krasnodar).