Homenagem ao legado da Mazda em termos de propostas com motor dianteiro e tracção às rodas traseiras, neste caso impulsionado pelo inovador motor SkyActiv-R, o deslumbrante concept Mazda RX-Vision acaba de ver, mais uma vez, enaltecida a sua estética.

O imponente estudo que poderá servir de base para um futuro desportivo foi aplaudido por um júri composto por 11 editores e representantes de publicações automóveis, oriundos de quatro continentes. Considerado a mais notável contribuição para a evolução do design automóvel, o RX-Vision conseguiu suplantar, na corrida, protótipos como o Alpine Vision Concept, BMW 3.0 CSL Hommage, Pininfarina H2 Speed Concept e Porsche Mission E Concept.

O director de design da Mazda Europa, Kevin Rice, não escondeu a sua satisfação, dizendo-se “encantado com o reconhecimento” que a marca está a ter pelos esforços que tem empreendido “não só na área de design, como também no domínio tecnológico”. “Onde quer que estejamos com o RX-Vision, as pessoas dizem-nos o quão fantástico parece [o RX-Vision]”, acrescenta o responsável, reconhecendo que esta “reacção tremendamente positiva excedeu mesmo” as próprias expectativas da Mazda.

Organizado pela Auto & Design, o Car Design Awards atribui prémios em três categorias, incluindo veículos de produção e linguagem de design de marca. Foi originalmente lançado em 1984, tendo a publicação ressuscitado este ano o concurso depois de um hiato de 19 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR