Se há sítio onde o espírito humano se sente é num jogo de futebol, no meio de milhares de pessoas. E embora, este ano, o Europeu se faça em França, nossa rival na grande final, não tem de voar até lá para viver o jogo com emoção. Um pouco por todo o país estão espalhados ecrãs gigantes — em praças, de frente para o rio, junto à praia, em centros comerciais e em parques — para não perder pitada e apoiar a seleção. Siga o roteiro de norte a sul.

Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo instalou no jardim da marina a “Praça do Euro” para transmitir todos os jogos. Além da emoção do futebol, há animações e até um canhão de confetis, pirotecnia e música. Há ainda dois bares para proporcionar um bom convívio.

Braga

Tudo se concentra na Praça do Pópulo, que já tem transmitido todas as partidas do campeonato europeu, para além dos jogos de Portugal.

Famalicão

O Parque 1º de Maio foi transformado numa “Fan Zone” para transmitir em direto todos os jogos do Europeu. Além de um ecrã gigante e de um espaço delimitado por três bancadas, no total há capacidade para 750 pessoas sentadas que poderão, juntas, vibrar com as emoções da final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fafe

O Parque da Cidade de Fafe tinha previsto transmitir os jogos de Portugal num ecrã gigante nos dias 14, 18 e 22 de junho. Teve de rever o calendário porque Portugal foi sendo sempre apurado até à grande final deste domingo.

Bragança

Em Bragança, o sítio a procurar é a Praça Camões, onde foi instalado um ecrã gigante que tem estado a passar todos os jogos do Europeu.

Guimarães

Na praça exterior da Plataforma das Artes e da Criatividade está montado um ecrã gigante para passar os jogos de Portugal em direto. Além da transmissão, a Câmara Municipal de Guimarães pensou num programa para toda a família com animações, música, bares de apoio e pinturas faciais para os mais novos. Nos dias de cada jogo das Quinas, a festa começa uma hora e meia antes e prolonga-se até à meia-noite — para os mais velhos.

Lisbon, PORTUGAL: Portuguese fans celebrate beating England 1-4 in their World Cup 2006 quarter-final match 01 July 2006 in Lisbon. AFP PHOTO/ FRANCISCO LEONG (Photo credit should read FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images)

A febre do futebol também chega às crianças. Muitos espaços vão ter zonas próprias para os mais novos estarem divertidos. (Foto: Francisco Leong/AFP/Getty Images)

Porto

Na Invicta, a festa passa por dois ecrãs gigantes: um na praça D. João I e outro no Edifício Transparente, em frente ao mar. Todo o acesso é livre e, para além de bola, há uma zona de restauração, com comida e bebida, entretenimento diário, atividades desportivas e musicais. Segundo a Câmara Municipal do Porto, outras surpresas se esperam.

Em Gaia, o empreendimento Gaia’Art espera cerca de 20 mil visitantes no Estádio Gaia-Euro, para apoiar a seleção. Além de um ecrã gigante, há atividades desportivas, espaço de restauração e até uma baliza em tamanho real onde se podem marcar penáltis com os melhores jogadores do mundo.

Viseu

Viseu acolhe a febre do campeonato europeu na Praça da República com um ecrã gigante que tem passado todos os jogos e vibra agora ainda mais por Portugal.

Aveiro

Durante o Europeu, a Praça da Restauração, no Centro Comercial Glicínias Plaza, transmite os jogos num ecrã gigante.

Coimbra

As emoções vivem-se no Largo dos Olivais, onde está instalado, desde dia 12, uma zona de diversões com um ecrã gigante. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Leiria

A festa vai fazer-se no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Além da transmissão televisiva, há várias iniciativas de animação no estádio, que abre uma hora antes do início do jogo, com atividades para as crianças e um espaço de alimentação e bebidas,assegurado pelos clubes do concelho.

Além de Leiria, os adeptos da seleção também poderão festejar em Pombal — no pavilhão da Caldeira são transmitidos todos os jogos do Europeu.

Entroncamento

As flores da Festa da Flor foram deixadas nas ruas para colorir as Festas de São João e da Cidade qe os concertos, batismos de balão de ar quente, exposições, passeios fotográficos pela cidade e gastronomia. A novidade, este ano, é a transmissão dos jogos do Euro num ecrã gigante colocado junto dos Paços do Concelho e das tasquinhas.

Lisboa

Em plena Praça do Comércio foi criado um estádio de futebol para transmitir todos os jogos do campeonato. E porque todos os caminhos vão dar ao Tejo, esta praça conta com o Carlsberg Euro Lounge, preparado para receber cerca de 10 mil pessoas. Aqui, há um ecrã panorâmico e muitas zonas de animação com música, passatempos, jogos e muito mais.

Para quem prefere espaços mais pequenos, no Centro Comercial Colombo, no jardim exterior do piso 2, foi recriado um mini-estádio de futebol com relvado montado desde o interior e um túnel de acesso igual ao dos estádios do Euro, que culmina num ecrã gigante que vai passar a grande final do campeonato. Por lá, vai encontrar uma zona lounge com pufes, espaço de alimentação com petiscos e bebidas, e no dia do jogo pode comprar comida em qualquer um dos restaurantes do centro comercial e levar para esta zona ao ar livre. Para os mais pequenos há um espaço especial com uma piscina de bolas e pinturas faciais.

No dia 10 de julho, dia da transmissão do jogo Portugal – França, a Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, volta a transformar-se num estádio de entrada livre. A iniciativa, batizada de Futebol Park, é da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Lisboa.

Frankfurt am Main, GERMANY: Portuguese supporters cheer their team prior to the World Cup 2006 group D football game Portugual vs.Iran 17 June 2006 at Frankfurt stadium. AFP PHOTO PATRIK STOLLARZ (Photo credit should read PATRIK STOLLARZ/AFP/Getty Images)

Pinturas faciais, cachecóis, bandeiras e t-shirts são bem-vindas nos jogos de apoio à nossa seleção. (Foto: Patrik Stollarz/AFP/Getty Images)

Loures

Durante o Europeu, o Parque Verde do LoureShopping segue a mesma inspiração do centro comercial Colombo, em Lisboa, e transformar-se num estádio com um ecrã gigante, uma zona reservada à alimentação com vários stands de street food, lugares sentados e, porque o futebol é uma festa da família, uma zona com jogos e atividades para as crianças. As portas abrem-se uma hora antes do início do jogo.

Margem Sul

Na margem sul, o Euro faz-se em dois sítios, todos de entrada livre. Em Almada, há um ecrã gigante montado no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz que, além da transmissão dos jogos, conta com um programa que inclui cinema mudo ou de animação, longas-metragens, música e zonas de comida e bebidas. Na Costa da Caparica, a transmissão dos jogos está integrada na Festa do Mar, do Carapau, da Sardinha e da Cerveja. Há petiscos e mais de 30 marcas de cerveja para experimentar.

Portalegre

A Praça da República foi o local escolhido para alojar um ecrã gigante que continua a ligar-se, agora para o jogo derradeiro. A animação está a cargo dos bares que funcionam nesta zona.

Évora

No dia 10 de junho, um ecrã gigante foi montado no recinto da Feira de São João, no espaço “Fun Zone”, próximo da Arena de Évora. É aqui que pode ver o jogo de Portugal.

Faro

Entre 10 de junho a 10 de julho, o Jardim Manuel Bivar foi transformado numa “Fan Zone” com um ecrã gigante a transmitir os jogos. Além da transmissão televisiva, há atividades lúdicas e culturais — uma iniciativa da Ambifaro e da Câmara Municipal de Faro.

Madeira

O campeonato europeu também chegou às ilhas. A Câmara Municipal do Funchal montou um ecrã gigante, no Largo da Restauração, para transmitir todos os jogos do Euro 2016.

Artigo inicialmente publicado no dia 10 de junho e atualizado no dia 8 de julho, perante a qualificação da seleção portuguesa para a final.