O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes), bicampeão mundial de Fórmula 1, vai partir da ‘pole position’ para o Grande Prémio do Canadá, depois de ter sido neste sáado o mais rápido na qualificação para a sétima prova do campeonato.

Hamilton, segundo classificado no Mundial de 2016, estabeleceu a melhor volta ao circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, em 1.12,812 minutos (média de 215,618 km/h), batendo por 62 milésimos o alemão Nico Rosberg, colega do britânico na Mercedes e líder do campeonato.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o último piloto a rodar dentro de 1.12 minutos, tendo obtido o terceiro melhor registo, a 178 milésimos de Hamilton, campeão do mundo em 2008, 2014 e 2015, que obteve a 53.ª ‘pole position’ da carreira.

Hamilton e Rosberg, que detém 24 pontos de vantagem sobre o colega de equipa no topo da classificação dos pilotos, asseguraram mais uma primeira linha da grelha de partida inteiramente preenchida pelos monolugares da Mercedes.

O australiano Daniel Ricciardo foi o quarto mais veloz no circuito canadiano, a 354 milésimos de Hamilton, seguido do colega na Red Bull, o holandês Max Verstappen, que gastou mais 602 do que o detentor da ‘pole position’ para a corrida de domingo.