A loja de turismo do Aeroporto Sá Carneiro (Porto), regista um aumento de procura de turistas de 6% em maio, em relação ao período homólogo de 2015, informa o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

No topo das nacionalidades que mais procuraram o Porto e o Norte de Portugal estão os espanhóis (3.624), seguidos dos franceses (3.606), alemães (1.774), britânicos (1.678) e brasileiros (1.389), indica o relatório comparativo mensal dos visitantes a que a Lusa teve hoje acesso.

Segundo o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), também se registou um “aumento ligeiro” de turistas do leste Europeu, justificado pela inauguração da ligação aérea regular entre Varsóvia e Porto da WizzAir a 25 de maio transato.

O ‘turismo religioso’ foi o produto estratégico do TPNP que teve mais procura em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2015, aumentando 29% a procura, seguido do produto ‘Gastronomia e vinhos (+12%) e o ‘turismo de natureza’ (+10%)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ‘city short breaks’ (cidade e escapadelas), o ‘touring cultural’ (viagem cultural) e o ‘turismo de negócios’ continuam, todavia, a ser os produtos estratégicos no topo da lista dos mais procurados pelos turistas que se deslocam ao Norte de Portugal, onde também se registam aumentos na ordem de 2%, 5% respetivamente.

O aumento da procura do turismo religioso (+29%) explica-se pela “grande procura do Caminho Português Central e da Costa para Santiago” (Espanha), justifica o TPNP, referindo que o perfil do turista que procura aquele produto é de “diferentes nacionalidades, mas com “especial relevância” o alemão entre os 50 e os 60 anos.

O período de estadia dos turistas na região Norte aumentou 4% em relação a maio de 2015, com as estadas de dois ou três dias a continuarem a ser preferenciais, mas tendo também aumentando 4% as estadas de seis dias ou mais dias em relação a maio de 2015.

O campismo começa a ser procurado com mais frequência em maio, com a melhoria das condições atmosféricas e a crescente procura de ‘turismo de natureza’, informa aquela entidade.

O ‘turismo de natureza’ aumentou a procura em 20% neste janeiro na Loja do Turismo do Aeroporto do Porto, em relação ao período homólogo de 2015, noticiou, na altura, a Lusa.