Militares da GNR em missão na Grécia resgataram no sábado 89 migrantes que seguiam a bordo de duas embarcações semirrígidas que atravessavam o mar Egeu entre a Turquia e a ilha grega de Chios, anunciou neste domingo a corporação.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) e durante a qual os militares observaram as duas embarcações a atravessar o mar Egeu “com o objetivo de alcançar território europeu”, refere a GNR em comunicado. “Após a interceção, os militares rebocaram as embarcações, tendo acompanhado e posteriormente entregue os migrantes a uma embarcação grega que os transportou até ao porto de Chios”, adianta. Segundo a Guarda Nacional Republicana, as pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues “em segurança” às autoridades locais.

Os militares da UCC que fizeram o resgate estão destacados desde o passado dia 01 de abril na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia, denominada Poseidon 2016). O principal objetivo da missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos, na qual participam 32 militares da GNR, é “prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos” relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, “contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar”.

Desde o início da operação, os militares da GNR já resgataram 417 migrantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR