Situado no nordeste da Etiópia perto da fronteira com a Eritreia, e deserto de Danakil é o local mais quente e seco do mundo. Está 125 metros abaixo da linha do mar.

Além do clima, a geologia desta zona é muito peculiar, com solos áridos devido à grande ausência de chuva durante o ano. A temperatura média é de 32ºC podendo chegar aos 60ºC

Apesar destes aspetos, existem pessoas que vivem nesta zona. Os afares, uma povo com pouco mais de um milhão de habitantes, vive mno chamado Corno de África, que engloba o Deserto de Danakil, na região de Afar. Este povo foi-se adaptando as condições climatéricas e por isso não necessitam de tanta comida e água.

mapa deserto

Mas se há algo que existe em grande quantidade nesta zona é sal. Trata-se da principal moeda de troca deste povo que precisa de fazer uma viagem de uma semana a pé até chegar ao mercado de Mek’ele, na Etiópia, para conseguir pão e água.

Nas alturas do ano de maior seca, os camelos são essenciais para se deslocarem até as margens do rio Awash, o rio mais importante da Etiópia.