James Savage, um rapaz californiano de nove anos, nadou em mar aberto entre São Francisco e a Ilha de Alcatraz e de volta a São Francisco. No total, percorreu 3,2 quilómetros em menos de duas horas, tornando-se o mais jovem nadador a fazer este trajeto. O antigo recorde pertencia a um rapaz de 10 anos que o atingiu no ano passado.

O que impressiona no recorde não é a distância que percorreu nem o tempo em que o fez, mas sim as condições adversas que teve que enfrentar. A Ilha de Alcatraz fica situada no meio da Baía de São Francisco e já foi uma prisão de alta segurança onde estiveram presos alguns dos maiores criminosos dos Estados Unidos, como Al Capone. A água que rodeia a ilha é muito agitada e gelada. Todos os que tentaram fugir da prisão acabaram por morrer nas águas ou foram apanhados, com a exceção de dois irmãos que podem ter escapado, já que os seus corpos nunca foram encontrados.

As correntes fortes e as baixas temperaturas da água foram um grande desafio para James. A certo ponto da travessia, a criança quis desistir mas um grupo de pessoas acompanharam-no em caiaques e incentivaram-no a continuar. O jovem teve também um incentivo de 100 dólares que o pai lhe ofereceu para que este completasse o percurso, mas durante a travessia aumentou a quantia para 200 dólares.

O próximo objetivo da criança é nadar a distância da Ponte Golden Gate em São Francisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR