Marca sem representação em Portugal, a norte-americana Cadillac acaba de apresentar o primeiro sistema de visão 360º em redor do carro e com gravação de imagens. Mesmo com ele desligado. A tecnologia, revelou o fabricante, está disponível no novo topo de gama CT6, cuja comercialização decorre já nos Estados Unidos, e apresenta como principal novidade não tanto o facto de proporcionar imagens em tempo real das áreas em redor do carro, num ecrã localizado na consola central, mas sim por permitir a sua gravação, num cartão SD instalado na viatura.

Dispondo de dois modos de funcionamento, a nova tecnologia permite a recolha de imagens com o carro ligado, podendo ainda gravar imagens através de qualquer uma das quatro câmaras com o automóvel desligado e trancado. Embora, neste caso, apenas se o sistema detectar alguma actividade suspeita.

cadillac-ct6-surround-view-recording

Segundo a Cadillac, esta tecnologia serve diferentes propósitos, já que não só permite “gravar momentos de condução que mereçam ficar para as memórias do condutor”, como pode registar “situações em que a segurança do veículo esteja em causa, através de tentativas de assalto ou arrombamento”. Por outro lado, é igualmente útil ao “gravar uma situação de acidente”.

Fazendo lembrar o livro distópico de George Orwell “1984”, em que numa sociedade futurista e totalitária o Grande Irmão (“Big Brother”) a todos vigiava, neste caso, quase apetece dizer: “Atenção! Cadillac CT6 Is Watching You”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR