Rádio Observador

Liberdade Religiosa

Vera Jardim quer “resgatar a importância da Comissão da Liberdade Religiosa”

137

A Comissão estava em gestão há 4 anos e o Governo nomeou hoje o socialista para a liderar. "Somos um bom exemplo de tolerância religiosa", diz Vera Jardim Sobre Portugal.

Vera Jardim foi um dos autores da Lei da Liberdade Religiosa que criou, precisamente, este organismo

Carlos Manuel Martins / Global Imagens

Autores
  • Miguel Santos Carrapatoso

José Vera Jardim é o novo presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, um órgão consultivo da Assembleia da República e do Governo e que é responsável por supervisionar a aplicação da lei da Liberdade Religiosa em Portugal. A Comissão esteve sem presidente nomeado durante os últimos quatro anos e Vera Jardim acabou por aceitar o convite feito pela ministra da Justiça, que tutela esta área, tendo como objetivo “resgatar a importância da Comissão“.

Os últimos responsáveis políticos “esqueceram por completo a existência da Comissão da Liberdade Religiosa”, diz o socialista e antigo ministro da Justiça que foi um dos autores da Lei da Liberdade Religiosa. Agora, Vera Jardim propõem-se a “alargar a representação na Comissão, para ter um espaço mais amplo para albergar o maior número possível de confissões religiosas” e também recuperar o debate sobre o tema, sobretudo no “atual momento em que algumas religiões aparecem muitas vezes como fenómenos perturbadores das sociedades modernas. Em Portugal temos um bom exemplo de convivência pacífica”, sublinha ao Observador.

Nos últimos anos a Comissão esteve em gestão, sob a presidência de Soares Loja, da Aliança Evangélica. Antes dele, foram presidentes Mário Soares e José Menéres Pimentel, um dos fundadores do PSD. Para Vera Jardim foram feitos “esforços” nos últimos anos, mas que houve “falta de meios” para levar a cabo algumas das atividades que a Comissão costumava promover. O socialista diz mesmo que a Comissão “cumpriu a missão de registo das confissões radicadas no país, mas não teve os meios e atenção do Governo para cumprir outras missões”, dando como exemplo “o estudo do fenómeno religioso e o impulso ao diálogo inter-religioso”.

“Somos um bom exemplo de tolerância religiosa”, assegura Vera Jardim que recorda mesmo o momento promovido por Marcelo Rebelo de Sousa — por altura da tomada de posse como Presidente — da cerimónia inter-religiosa que aconteceu na Mesquita de Lisboa, com os representantes de 18 confissões religiosas a lerem uma oração em conjunto.

Vera Jardim foi ministro da Justiça no primeiro Governo de António Guterres e secretário de Estado do Comércio. Antes, já tinha ocupado o cargo de secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo no segundo e terceiro governos provisórios. Foi um dos criadores da Lei da Liberdade Religiosa, que está em vigor desde 2001, e que promoveu como ministro da Justiça, tendo mesmo nomeado (1996) uma comissão para redigir a nova lei.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Terrorismo

Cristianofobia: um novo holocausto? /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
5.417

Em 2018, foram mortos 4.305 fiéis e detidos 3.125 cristãos;1.847 igrejas e edifícios cristãos foram destruídos, incendiados ou vandalizados por ódio à fé em Cristo.

Cristianismo

A Ucrânia e os valores cristãos da Europa

Pavlo Klimkin
373

Na Rússia ortodoxa nunca houve liberdade, democracia, abertura, nem tolerância como valores. Portanto, a Rússia não pertence à civilização da Europa, apesar de todas as semelhanças externas. 

Liberdade Religiosa

Os mártires de Tibhirine /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
392

Hoje são beatificados, na Argélia, dezanove novos mártires, entre os quais os sete monges de Tibhirine, que foram argumento do filme ‘Dos homens e dos deuses’.

Liberdade Religiosa

Asia Bibi: ela sim! /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
947

Portugal não pode ser insensível a este drama humanitário: mais do que uma questão religiosa, é um caso de justiça e de respeito pelos mais elementares direitos humanos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)