Novo ícone da marca DS, o DS3 Performance é o desportivo da família e substitui o anterior DS3 Racing, que tem por base o já conhecido motor a gasolina de injecção directa 1.6 THP S&S, aqui a debitar 208 cv de potência e 300 Nm de binário. Associado a uma caixa manual de seis velocidades e integrando pela primeira vez um diferencial autoblocante Torsen, que promete torná-lo muito mais eficaz em condução desportiva, o modelo anuncia 0-100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h.

Visando assegurar tais prestações com idênticos níveis de segurança, o pequeno GT francês, cuja preparação esteve a cargo do departamento de competição da DS, a DS Performance, conta com um chassi rebaixado em 15 mm, em resultado de amortecedores de relações específicas (espessura e altura), vias dianteira e traseira alargadas em 26 mm à frente e em 14 mm atrás, discos de travões de 323 mm à frente com pinças específicas (249 mm atrás), direcção com nova cartografia e pneus Michelin Super Sport.

4 fotos

Por outro lado, e porque o estilo também importa, no exterior, a diferença marca-se através da adopção de uma dupla saída de escape, belas jantes em liga leve de 18”, pinças dos travões dianteiros em negro brilhante, decoração nas cores da DS Performance e vários elementos em carbono. Tudo isto com a nova grelha DS Wings de dupla asa cromada, acompanhada da expressiva assinatura luminosa DS LED Vision que o modelo estreou.

Com a possibilidade de conjugar quatro cores de carroçaria (Branco Branquise, preto Perla, cinzento Shark e vermelho Aden) com o tejadilho preto Onyx, a que ainda pode acrescentar o “kit” de decoração específico Performance, ao piloto de ocasião não faltará sequer um ambiente de elevada qualidade, com elementos distintivos face à restante gama, nomeadamente bancos tipo “bacquet” em alcântara e painel de instrumentos mais desportivo. A par disso, o condutor é brindado com uma série de funcionalidades que lhe simplificam a vida, caso do Mirror Screen, ou seja, a duplicação do seu “smartphone” (iOS ou Android) no ecrã do automóvel, para aproveitar as suas aplicações com toda a segurança, ou da DS Connect Box, que agrupa segurança, manutenção e serviço de “tracking” do veículo em caso de roubo. Já no domínio da segurança, além da ajuda ao estacionamento (dianteiro e traseiro) e da câmara de marcha-atrás, o destaque vai para o Active City Brake, sistema de travagem automática que permite, quando a velocidades até aos 30 km/h, evitar toques no carro da frente ou, pelo menos, reduzir o seu impacto.

Disponível no nosso país apenas na variante berlina, o DS 3 Performance surge com preços a partir de 32.092€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR