Durante cerca de 10 quilómetros, um Land Rover Discovery Sport conseguiu rebocar um comboio com 108 toneladas de peso. A proeza, registada em vídeo (abaixo), teve lugar na região de Rhine, no norte da Suíça, onde o protagonista se fez valer do seu motor diesel 2.0 de 180 cv e 430 Nm de potência para superar o desafio de deslocar uma composição de três carruagens. O que aconteceu.

Com capacidade anunciada para puxar até 2.500 kg (2,5 toneladas), o Discovery Sport arrastou, ao longo de 10 km e passando por cima de uma ponte situada a mais de 25 metros de altura, um “atrelado” com 58 vezes o seu peso bruto (1.775 Kg). E para isso só precisou de uma alteração nas rodas, com os especialistas da Aquarius Railroad Technologies a equiparem o modelo britânico com dois eixos específicos para circular sobre carris. A tracção foi assegurada pelos quatro pneus do Land Rover a actuar sobre os carris de ferro, mas foram os dois eixos, montados à frente e atrás, que mantiveram o Discovery na linha.

4 fotos

Neste desafio, conforme informa a marca, o Land Rover Discovery Sport contou não apenas com as capacidades do motor Ingenium, mas também com o apoio de tecnologias de reboque e tracção utilizadas nos modelos da marca, como é o caso do Terrain Response, que permite aos Land Rover adaptarem-se às condições de qualquer piso; do Tow Assist; Tow Hitch Assist; e All Terrain Progress Control – este último, um sistema semi-autónomo de condução que controla automaticamente o motor e a travagem. Resultado: o Discovery Sport não precisou sequer de recorrer às “redutoras” para superar a prova.

A Land Rover possui um longo historial na transformação de veículos para circular sobre carris, nomeadamente para executar tarefas de manutenção, e já não é a primeira vez que o ilustra através de façanhas invulgares. Feito idêntico ocorreu em 1989, aquando do lançamento do antecessor Discovery I. Mas a vontade de evidenciar a força e a capacidade de reboque de um Land Rover nunca, como agora, tinha sido demonstrada de forma tão radical.

[jwplatform 1oeMSABI]