O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquistou este sábado a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Europa, oitava prova do Mundial de Fórmula 1, oitava prova do Mundial de Fórmula 1, domingo, em Baku, numa qualificação marcada pelo despiste do britânico Lewis Hamilton (Mercedes).

Hamilton, o detentor do título, foi o mais rápido em cada uma das três sessões de treinos livres, mas, na última parte da qualificação (Q3), para os 10 melhores, despistou-se e deixou o caminho aberto para o seu companheiro de equipa.

Sem a oposição de Hamilton, Rosberg, líder do campeonato do Mundo, após sete provas, não teve problemas em selar a ‘pole’, a 25.ª da carreira e terceira do ano, com uma volta em 1.42,758 minutos, à média de 210,413 km/h.

O segundo melhor tempo foi conseguido pelo mexicano Sergio Pérez (Force India), que gastou quase mais um segundo (1.43,515) do que Rosberg, mas vai partir apenas da sétima posição, pois foi penalizado em cinco lugares, devido a um acidente no final dos últimos treinos livres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, será o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), o terceiro mais rápido, em 1.43,966, a partir ao lado de Rosberg na primeira linha, com os Ferrari do alemão Sebastian Vettel (Ferrari) e do finlandês Kimi Raikkonen na segunda.

À frente de Hamilton, partem ainda o brasileiro Felipe Massa (Williams), o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), o finlandês Valtteri Bottas (Williams) e o holandês Max Verstappen (Red-Bull).

Na classificação do campeonato, Rosberg lidera, com 116 pontos, contra 107 de Hamilton, segundo, e 78 de Vettel, terceiro.