O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considerou este fim de semana que seja qual for o resultado do referendo no Reino Unido sobre a permanência deste país na União Europeia (UE), o bloco irá mudar.

“Os britânicos tomarão a sua decisão soberanamente, mas esta decisão afetará toda a gente. Será necessário termos um reforço do nosso compromisso, de todos os países da UE. Seja qual for o resultado, a Europa não será a mesma depois deste referendo”, avaliou.

Questionado sobre o assunto por jornalistas minutos antes de participar num jantar com a comunidade portuguesa na cidade Rio de Janeiro, o ex-primeiro-ministro falou brevemente sobre possíveis mudanças no projeto europeu.

“A saída do Reino Unidos da UE deixaria o bloco politicamente mais debilitado. Até hoje [a UE] sempre motivou o interesse de todos os países em aderirem e não em saírem. Isto significa, portanto, que precisaremos melhorar o seu funcionamento”, destacou.

O líder do PSD também referiu que está pessoalmente preocupado com a decisão dos britânicos, que votam na próxima quinta-feira se permanecem ou não na UE.

“Ninguém pode ficar indiferente ao que será decidido neste referendo. Afeta Portugal e também afeta toda a Europa”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR