O músico brasileiro Gilberto Gil está hospitalizado desde quinta-feira em São Paulo para tratamentos devido a insuficiência renal, informou hoje o estabelecimento de saúde.

A porta-voz do hospital sírio-libanês, onde o cantor se encontra, não soube indicar à agência France Presse a data em que o músico terá alta.

Segundo o ‘site’ de informações G1, que cita fontes próximas do músico, Gilberto Gil, de 73 anos, deve realizar um tratamento mensal devido aos seus problemas renais durante um período ainda não determinado.

Trata-se da terceira hospitalização do cantor desde fevereiro, depois de um internamento de cerca de 15 dias em fevereiro-março devido a hipertensão arterial e problemas renais e de um segundo de 10 dias em maio.

O cantor-compositor iniciou o ano passado uma tournée com o “irmão” Caetano Veloso designada “Dois amigos, um século de música”, que incluiu quatro concertos em Portugal, dois no Coliseu do Porto e dois no de Lisboa, em abril.

Gilberto Gil, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lançou perto de 60 discos, que venderam quatro milhões de cópias, e foi premiado numerosas vezes. Foi ministro da Cultura de Luiz Inácio Lula da Silva de 2003 a 2008.

Nasceu em 1942 no estado da Bahia (nordeste) e foi um dos líderes do “Tropicalismo”, movimento que mudou os sons e textos da música brasileira durante a ditadura militar entre 1964 e 1985.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR