As mudanças à forma como se paga através de cartão de crédito ou débito entraram em vigor na semana passada e muitos consumidores talvez ainda não tenham dado por isso, mas a Deco quer explicações sobre o assunto. Agora, ao fazer uma compra com cartão, o consumidor tem de escolher se vai pagar com Multibanco ou com Visa/Mastercard. Depois, caso o cartão tenha tanto a opção “débito” como “crédito”, também tem de escolher qual delas prefere.

Ao Jornal de Negócios, Carla Varela, uma jurista da Deco afirmou que a associação está convencida de que “os consumidores desconheciam as alterações em questão” e que se exige “um mínimo de informação a prestar ao consumidor, nomeadamente as características, funcionalidades, custos e segurança dos seus cartões”.

Carla Varela salienta ainda que “é necessário garantir que potenciais aumentos de custos não sejam, de forma direta ou indireta, imputados aos consumidores”. É que diferentes modalidades de pagamento têm custos diferenciados para os comerciantes.

Esta segunda-feira, a empresa que gere a rede Multibanco (a SIBS) publicou um esclarecimento sobre estas mudanças, no qual explica o novo procedimento. Esta alteração, imposta por um regulamento europeu, “visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões”, sublinha a empresa.