Comer e beber enquanto se está a ver séries ou trabalhar no computador portátil é um hábito muito comum nos dias que correm. Embora seja prático, por vezes pode ser perigoso ter líquidos e um computador no mesmo espaço. Quando há um acidente, as probabilidades de salvar o aparelho não são muitas, ainda assim, há alguns truques, que a BBC Mundo reuniu, e que podem minimizar ou até mesmo reverter os estragos.

A primeira noção que tem que estar presente é que se está numa corrida contra o tempo. Quando é preciso agir, todos os segundos contam, por isso seja rápido.

Primeiro que tudo, é imperativo desligar o computador e desconectá-lo da corrente, se for esse o caso. É preciso desconectar também qualquer aparelho externo como o rato, disco externo ou auscultadores. De seguida, deve-se virar o portátil ao contrário para o que o líquido não escorra para as profundezas do aparelho. É preciso também secar o excesso de líquido com um pano.

Para limpar o interior, retire todas as peças que podem ser retiradas como a bateria. Caso não consiga retirar peças (no caso dos Mac), pode fazer como faria a um telemóvel e colocar o computador num recipiente com arroz cru e deixa-o num local seco e quente. É importante respeitar o manual de instruções e não forçar nenhuma peça. Os restos pegajosos de líquido devem ser removidos com algodão. Não se deve usar acetona, porque pode danificar as peças de plástico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois deve-se deixar o computador secar naturalmente ou com um desumidificador. É proibido usar secador! Pode usar também o aspirador.

Depois de todo este processo, tente ligar o computador e reze para que tenha funcionado. Mas adeque as suas expectativas: as bebidas açucaradas causam danos maiores do que as que não têm açúcar. Mal por mal, quando estiver ao computador, beba água.

Acima de tudo, não se esqueça que se o computador ainda estiver dentro da garantia, o melhor mesmo é recorrer a um serviço especializado.