O festival de cinema FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema começa esta segunda-feira, em Espinho, para aquela que a organização considera a edição com o “programa mais ambicioso da sua história”, incluindo nomes como Béla Tarr e Gemma Jackson.

Com mais de 170 filmes e 17 oradores, a 12.ª edição do festival, que decorre até dia 27, abre esta segunda com a exibição, fora de competição, do multipremiado “Tangerine”, de Sean Baker, muito discutido pela crítica internacional por ter sido filmado com um iPhone.

No campo de treino do FEST, vão estar “presentes o realizador húngaro Béla Tarr, a ‘designer’ de produção de ‘Guerra de Tronos’, Gemma Jackson, o diretor de fotografia do filme ‘Elisabeth’, Remi Adefarasin, o editor de ’12 Anos Escravo’, Joe Walker, e o produtor Garreth Willey, colaborador de Woody Allen”.

“A participação de Béla Tarr no Training Ground representa uma oportunidade absolutamente única para aprender sobre cinema, não só com uma lenda da realização, mas também com um ícone absoluto do cinema independente”, sublinhou o festival, na sua página da Internet.

Em competição vão estar filmes como “The Fits”, “Granny’s Dancing on the Table” ou “Starless Dreams”, um documentário iraniano, “relativamente ao atual papel da mulher no mesmo país”.

“Paralelamente, existe também o Pitching Forum. Um programa de ‘pitch’ de documentários, séries, curtas e longas-metragens, em que vários cineastas são ouvidos por um painel de peritos, com o objetivo de os produzirem e financiarem os projetos”, pode ler-se no comunicado da organização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR