Os jogos de Portugal no Euro-2016 têm passado na RTP, canal aberto, e na SportTV. Olhados os números de audiência, não se pode dizer que o povo está indiferente e que não tem acompanhado a sua seleção nacional à distância. Curiosamente, o número é superior no primeiro jogo, quando a expectativa estava lá bem em cima e se acreditava num brilharete. Para o jogo com a Áustria desceu um pouco a audiência, mas não foi assim tanto. Ora vejamos.

No dia 14 de junho Portugal estreava-se contra a Islândia e às 20 horas estavam conectadas aos dois canais quase três milhões e meio de pessoas. Quatro dias depois, “apenas” 2.6 milhões de pessoas estavam ligadas à RTP e SportTV às 20 horas, para verem o segundo duelo do Europeu, contra a Áustria. Não terá sido indiferente o facto de o segundo jogo ter decorrido num sábado, dia em que as pessoas se juntam mais noutros locais do que durante a semana, altura em que ficam mais em casa. Quanto à quota de audiência dos dois canais (share) durante os jogos oscilou entre 58% e 69%.

Veja em baixo todos os números tratados pela empresa de estudos de mercado GfK.

14 de junho vs. Islândia

Rating (taxa média de audiência por minuto; tem por base todos os indivíduos que contactaram com o canal):
20h – 20h30: 3,319.120 (RTP ) / 68.1 (SportTV)
20h30 – 21h: 3,321.080 / 63.9
21h – 21h30: 3,615.870 / 66.4

Share (quota de audiência do canal)
20h – 20h30: 68.1 % / 1.3%
20h30 – 21h: 63.9 % / 1.3%
21h – 21h30: 66.4 % / 1.0%

18 de junho vs. Áustria

Rating
20h – 20h30: 2,673.150 / 98,960
20h30 – 21h: 2,596.810 / 84,900
21h – 21h30: 3,028.570 / 76, 670

Share
20h – 20h30: 66.2% / 2.5%
20h30 – 21h: 61.7% / 2.0%
21h – 21h30: 67.0% / 1.7%