Oito refugiados sírios foram mortos na fronteira da Turquia por guardas fronteiriços turcos. As vítimas tentavam fugir da Síria através do norte do país, segundo avança o jornal The Guardian.

Quatro mulheres, três crianças e um homem morreram no sábado à noite, anunciou esta segunda-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Das oito pessoas que morreram, seis eram familiares, informou Rami Abdelrahman. O fundador do Observador Sírio acrescentou ainda que uma das crianças tinha seis anos. Um oficial turco afirmou que a situação estava a ser investigada, mas que tinha sido impossível “verificar o acontecimento” até ao momento.

No mesmo comunicado, o Observatório informou que 60 refugiados sírios já foram mortos na fronteira turca desde o início do ano. Os refugiados sírios têm tentado fazer travessias ilegais desde que a Jordânia, Turquia e o Líbano reforçaram as leis para travar aqueles que tentam abandonar legalmente a Síria.

Cerca de um milhão de refugiados chegou à Europa através da Turquia, nos últimos dois anos, informa o jornal inglês The Guardian. Ankara está a construir um muro junto à fronteira com a Síria, para dificultar a passagem de refugiados, alegando preocupação com a entrada de agentes do auto proclamado Estado Islâmico.

A Turquia alberga 2,7 milhões de refugiados sírios, mais do que todos os outros países do mundo combinados. A maioria dos refugiados sírios não trabalha no país, e embora a legislação permita que as crianças vão à escola, a Unicef estima que 325.000 refugiados com idade escolar não estão a receber educação na Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR