O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, efetuará, no próximo dia 25, uma visita oficial à China, durante a qual está previsto que assine uma série de acordos bilaterais, informou esta segunda-feira o Kremlin.

Putin e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, analisarão “passos concretos” para desenvolver a cooperação entre ambos os países, nos âmbitos do comércio e da economia, tecnologia e ciência humanitário e investimento, refere um comunicado da presidência russa.

Os dois estadistas abordarão também assuntos chave da atualidade internacional, assim como a interação de ambos os países dentro de organizações multilaterais e regionais, como a ONU, o G20 ou o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Presidente russo viajará para a China desde Taskent, a capital do Uzbequistão, onde se celebrará nos próximos dias 23 e 24 a cimeira anual da Organização para a Cooperação de Xangai (OCS).

A OCS integra a China, o Cazaquistão, o Quirguistão, a Rússia, o Tajiquistão e o Uzbequistão.

Na última cimeira, realizada na cidade russa de Ufa, foi também iniciado o procedimento para admitir a Índia e o Paquistão, países que, como o Afeganistão, Bielorrússia, Irão e Mongólia, têm estatuto de observadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR