O advogado de Maria Sharapova, suspensa por dois anos por ‘doping’, exigiu um pedido de desculpas ao presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) por ter ironizado sobre os rendimentos da tenista russa.

“Para mim, o único elemento de satisfação no caso de Sharapova é que, num ano ela, ela pode ganhar mais dinheiro do que todo o orçamento da AMA”, disse recentemente Craig Reedie ao jornal britânico Telegraph.

Em resposta, o advogado da tenista, John Haggerty, considerou “inoportunas” estas declarações de Reedie, exigindo um pedido de desculpas ao presidente da AMA.

“A declaração feita pelo presidente da AMA não é profissional. A Justiça, seja aos olhos da AMA ou de um tribunal, deve ser cega, inclusive em relação aos rendimentos de um jogador “, disse o advogado, em comunicado.

O advogado insistiu que Craig Reedie deve também pedir desculpas a todos os tenistas, “para que os adeptos não pensem que a AMA tem padrões diferentes para os atletas, dependendo dos seus resultados e rendimentos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 08 de junho, Maria Sharapova anunciou que ia recorrer da suspensão de dois anos imposta pela Federação Internacional de Ténis (ITF), na sequência do controlo positivo por meldonium no último Open da Austrália.

“Com a sua decisão de impor uma suspensão de dois anos, o tribunal da ITF concluiu unanimemente que aquilo que fiz não foi intencional. O tribunal descobriu que não procurei tratamento médico de modo a melhorar o rendimento desportivo. A ITF despendeu imenso tempo e dinheiro a tentar provar que eu violei intencionalmente os regulamentos ‘antidoping’ e o tribunal concluiu que não. Precisam de saber que a ITF pediu uma suspensão de quatro anos e o tribunal rejeitou”, defendeu a tenista.

Pelo facto de o tribunal ter concluído que a russa não violou deliberadamente o código antidopagem, Sharapova insiste que não pode aceitar a suspensão de dois anos.