Dezassete regiões do país apresentam esta terça-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras oito estão com níveis ‘Muito Altos’, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Em risco ‘Extremo’ estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Viseu e Vila Real.

O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Porto, Sines, Porto Santo, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores e Horta em risco ‘Muito Alto’.

De acordo com o instituto, a região de Angra do Heroísmo está com níveis ‘Moderados’ e Ponta Delgada em risco ‘Baixo’.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco ‘Extremo’, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ e ‘Alto’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O instituto prevê para esta terça, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e para o final do dia, e aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado do quadrante leste no Algarve e de noroeste na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso, pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões do norte e interior centro.

Para a Madeira, a previsão aponta pata períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado de norte.

Para os Açores prevê-se céu muito nublado com boas abertas ao longo dia, aguaceiros na madrugada, neblinas ou nevoeiros e vento norte moderado a forte.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 16 e 25, em Viana do Castelo entre 15 e 26, em Viseu entre 18 e 33, em Bragança entre 16 e 34, na Guarda entre 17 e 31, em Coimbra entre 16 e 30, em Castelo Branco entre 21 e 35, em Santarém entre 17 e 35, em Évora e Beja entre 19 e 37, em Faro entre 21 e 30, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.