Quem tem gatos em casa sabe que arranhar tudo e mais alguma coisa — incluindo sofás, cortinas e móveis em geral — é uma parte normal do comportamento dos felinos. O arranhar do gato é quase impossível de evitar ou proibir e é um hábito que tem várias funções, como afiar as garras, marcar território e também serve como forma de fazer exercícios de alongamento.

Este comportamento faz parte do bem-estar dos gatos mas é uma das coisas que mais desespera a paciência dos donos. Apesar da frustração que causa, a maioria dos bichos viverá feliz se tiver um local próprio onde se possa livrar das garras externas desgastadas e gastas e deixar à vista as garras novas e mais afiadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O designer holandês e amante de gatos Erik Stehmann teve uma ideia que promete agradar tanto a gatos que gostam de afiar as garras, como a donos amantes de arte. Os “Copycat Art Scratcher” são painéis feitos de cordel de sisal que reproduzem pinturas famosas: “Mona Lisa” de Leonardo Da Vinci, “Rapariga com Brinco de Pérola” de Johannes Vermeer e “Flores no Vaso” de Jan Davidsz.

“Todos os donos sabem que os gatos têm tendência para destruir coisas. A inspiração para o Copycat Art Scratcher surgiu quando vi o meu gato a arranhar um quadro bordado à mão. Estava a usar o quadro como um poste para arranhar. Depois de um grande esforço de investigação, em pareceria com a marca Lord Lou, desenvolvi uma técnica que permite reproduzir as obras em sisal, um material que tornou possível reproduzir imagens a prova de garras”, explica Erik Stehmann sobre o produto.

Se está a pensar convencer o seu gato a trocar as cortinas por um pintor famoso, saiba que o preço de cada reprodução é de 169 euros.