Vencer o grupo F não significa apenas calar críticas e respirar de alívio. Significa muito mais que isso. É que, se Portugal ficar em primeiro lugar do grupo, evita automaticamente, até à final, os grandes tubarões: Alemanha, Itália, Espanha, França e Inglaterra só poderão ser adversárias da seleção nacional na final do campeonato da Europa.

Nos oitavos de final Portugal jogaria com o segundo classificado do grupo E — que pode ser Bélgica, Suécia ou Irlanda — e a partir daí fica no lote de seleções como País de Gales, Suíça, Polónia e Croácia, para já apuradas.

O segundo lugar encaminha Portugal para o lote das seleções mais “cotadas”, o terceiro lugar volta a enviar os portugueses para o grupo dos menos favoritos.

2016-06-21-PHOTO-00000123

Aqui está um calendário que explica qual o caminho que Portugal poderá ter de seguir se quiser chegar à final

Significa também isto que quase de certeza uma seleção outsider vai conseguir chegar à final do Euro 2016. Qual será?

Adios España

Com a vitória da Croácia frente a Espanha, as contas finais do grupo D deixam os croatas em primeiro lugar e os espanhóis em segundo. O que significa que Espanha saiu esta noite em definitivo do caminho de Portugal para os oitavos de final da prova. Se Portugal se qualificar como um dos melhores terceiros jogará com a Croácia.

Com o segundo lugar, os espanhóis vão defrontar a Itália, na segunda-feira, dia 27, no Stade de France, às 17h00. Uma final antecipada, já nos oitavos de final.

Afinal, quando jogamos se passarmos?

Esta quarta-feira é dia de contas, já se sabe, e para aliviar um pouco ansiedades aqui fica o calendário possível da seleção nacional, tendo em conta todos menos um cenário: a eliminação.

1º lugar do grupo – jogo no domingo, em Toulouse, contra o segundo classificado do grupo E, às 20h00. Já sabemos que não será a Itália, que venceu o grupo e defronta Espanha nos oitavos de final.

2º lugar do grupo – jogo na segunda-feira, em Nice, contra Inglaterra, às 20h00.

3º lugar – jogo no sábado, em Lens, contra a Croácia, às 20h00.