A Coreia do Norte procedeu, esta quarta-feira, a um segundo ensaio de um míssil Musudan de médio alcance, pouco depois de ter falhado o primeiro disparo, divulgou a agência noticiosa sul-coreana, Yonhap.

O primeiro-ministro japonês já classificou o disparo dos mísseis como um gesto “intolerável”.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou um teste, adiantando que terminou em fracasso, mas não confirmou imediatamente o segundo disparo, que a Yonhap noticiou sem fonte.

Antes, a Coreia do Norte terá falhado, aparentemente, um primeiro teste com um míssil de médio alcance, com capacidade para atingir as bases militares norte-americanas em Guam, disse quarta-feira o Ministério da Defesa sul-coreano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um responsável oficial disse que Pyongyang disparou um míssil não identificado desde a sua costa oeste pouco antes das 6h00 locais (22h00 de terça-feira em Lisboa).

“Aparentemente, o lançamento falhou”, disse o mesmo responsável, sem pormenorizar.

Responsáveis japoneses e sul-coreanos tinha referido previamente que a Coreia do Norte se preparava para testar um poderoso míssil balístico de médio alcance designado Musudan.

A Coreia do Norte já terá efetuado quatro tentativas prévias em 2016 para testar o Musudan, que possui um alcance entre 2.000 e 4.000 quilómetros.