O prémio é atribuído anualmente a duas personalidades, uma oriunda do Norte e outra do Sul, “que se destacaram no plano internacional pela sua ação em prol da defesa dos direitos humanos e da democracia, contribuindo para um mundo mais interdependente e solidário”, divulgou hoje o Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa, com sede em Lisboa.

As distinções serão entregues pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 30 de junho, numa cerimónia na Assembleia da República.

De acordo com o organismo, Joaquim Chissano, Presidente de Moçambique entre 1986 e 2005, “é reconhecido pelo seu contributo para o reforço democrático em África e o seu envolvimento na procura da resolução pacífica de conflitos em diferentes zonas do continente, nomeadamente na sua qualidade de enviado especial da Organização das Nações Unidas”.

Chissano é o rosto de “um conjunto de mudanças socioeconómicas que transformaram Moçambique e é responsável pela primeira Constituição do país, datada de 1990”, além de pertencer aos Conselhos Consultivos de diversas organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Lora Pappa, fundadora da organização não-governamental METAdrasi é reconhecida pelo seu “trabalho no apoio e encaminhamento de migrantes e refugiados, sobretudo aos grupos mais vulneráveis como as crianças e menores não acompanhados”, refere o Centro Norte-Sul.

A ONG, criada em 2010, pretende colmatar falhas na gestão dos movimentos migratórios na Grécia, nomeadamente na resolução de dificuldades de comunicação. A METAdrasi já garantiu mais de 200 mil sessões de interpretação individuais e evitou que cerca de três mil crianças migrantes fossem levadas para centros de detenção, encaminhando-as para uma rede de famílias ou centros de acolhimento adequados.

O prémio, que vai na 21.ª edição, já foi atribuído, entre outros, ao ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz, Kofi Annan, aos antigos Presidentes portugueses Mário Soares e Jorge Sampaio, ao ex-presidente da Assembleia da República António de Almeida Santos, ao antigo Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, ao cantor irlandês Bob Geldoff, à rainha Rânia da Jordânia, à política francesa Simone Weil, à primeira mulher presidente da Irlanda Mary Robinson, à moçambicana Graça Machel e à jornalista tunisina Souhayr Belhassen.

Criado em 1989, o Centro Norte-Sul iniciou a sua atividade em 1990 para estabelecer plataformas de diálogo, em matéria de interdependência e solidariedade, com regiões situadas fora do continente europeu, no quadro da “política de vizinhança” do Conselho da Europa. Atualmente, conta com 17 membros: Andorra, Azerbaijão, Bulgária, Cabo Verde, Croácia, Chipre, Espanha, Grécia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Marrocos, Portugal, São Marino, Santa Sé e Sérvia.

Fundado a 05 de maio de 1949, o Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento, integrando 47 Estados, incluindo todos os países que formam a União Europeia.