Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines e Viseu são as 13 regiões do país que apresentam, esta quarta-feira, risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV). Outras 13 estão com níveis ‘muito altos’, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com risco “muito alto”, o instituto colocou as regiões de Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Porto Santo, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores). Ainda de acordo com o IPMA, a região da Horta (Açores) apresenta risco ‘alto’ de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco ‘extremo’, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis ‘muito alto’ e ‘alto’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Raso, até ao final da manhã e para o final do dia e aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior norte e centro, com ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve e de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso, pequena subida da temperatura mínima na região norte e descida da máxima nas regiões do litoral norte.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores, prevê-se céu geralmente pouco nublado aguaceiros fracos durante a madrugada no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e vento noroeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 17 e 23, em Vila Real entre 20 e 33, em Viseu entre 19 e 31, em Bragança entre 18 e 35, em Coimbra entre 17 e 29, na Guarda entre 19 e 31, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 17 e 35, em Évora entre 18 e 36, em Beja entre 18 e 37, em Faro entre 20 e 28, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22 e na Horta entre 15 e 22.