O que é que a série de sucesso “Guerra dos Tronos” tem a ver com o Brexit, o referendo que vai decidir a permanência ou a saída do Reino Unido na União Europeia? Tem muito a ver e é tudo menos uma pergunta descabida. Caso o Reino Unido saia da União Europeia, isso vai traduzir-se num duro golpe no orçamento da série.

Expliquemos melhor. Esta é uma série que tem um custo de produção muito elevado, e o facto de ser filmada na Irlanda do Norte não lhe dá só acesso às magníficas paisagens. Segundo o The Independent, a “Guerra dos Tronos” depende também do dinheiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que promove o crescimento económico na UE.

Até já há comparações entre a “Guerra dos Tronos” e toda a situação política envolvente do Brexit:

Não se trata só de receber subsídios. Esta série criou centenas de postos de trabalho na Irlanda do Norte e em Espanha. Isto sem contar com o efeito que teve no turismo. As agências de viagens fazem percursos aos locais de rodagem para fãs da “Guerra dos Tronos” e a procura é cada vez maior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caso este fundo venha a ser cancelado, a série poderá encontrar outras formas de financiamento por ter tanto sucesso a nível mundial. Mas pode não ter orçamento para criar cenas como a “Battle of the Bastards”, que deslumbrou o mundo esta semana. Já outros filmes britânicos, neste momento em produção, provavelmente não teriam a mesma sorte e acabariam por ser cancelados.

A HBO recusa fazer quaisquer comentários sobre a possibilidade de a série ficar sem o apoio de fundos europeus. No entanto, em declarações ao Foreign Policy, um responsável do gabinete de fundos europeus Peter Chase confirma que caso o Reino Unido saia da União Europeia isto terá impacto na produção da “Guerra dos Tronos” e de outras séries americanas que queiram gravar em terras de Sua Majestade. “Há programas europeus que ajudam a financiar tudo isto. Se o Reino Unido já não fizer parte da UE, esses programas podem acabar”.

A “Guerra dos Tronos” não seria a única a ter cortes drásticos no seu financiamento. Nos últimos sete anos foram atribuídos cerca de 41 milhões de euros para financiar produções de séries e filmes. Projetos como os galardoados “Carol”, “Brooklyn”, “A Ovelha Choné: O Filme” e o documentário sobre a cantora Amy Winehouse teriam sérios problemas de produção no Reino Unido sem a atribuição destes fundos.

Recentemente, muitos atores britânicos manifestaram-se contra a saída do Reino Unido da União Europeia. Jude Law, Keira Knightley e Benedict Cumberbatch, por exemplo, assinaram uma carta aberta onde se podia ler: “Muitos de nós trabalhamos em projetos que nunca teriam acontecido sem o financiamento da UE (…). A Grã-Bretanha não é apenas mais forte na UE, ela é também mais imaginativa e criativa”.