Livros

David Machado vence prémio literário em Itália

1.499

"Índice Médio de Felicidade", romance sobre os efeitos da crise que se abateu sobre Portugal e a Europa, fez com que o júri tenha dado o Premio Salerno Libro d'Europa ao escritor português.

David Machado tem 37 anos. O livro chega em breve aos cinemas, com realização de Joaquim Leitão.

© Hugo Amaral / Observador

O romance Índice Médio de Felicidade, de David Machado, é o vencedor do “Premio Salerno Libro d’Europa”. O anúncio foi feito esta quinta-feira ao final da tarde pelo escritor português, que se encontra no festival Salerno de Literatura, no sul de Itália.

A história de Daniel, cujos planos para o futuro se veem abalados (mas não destruídos) pela crise e o desemprego, foi publicada em 2013 pela editora Dom Quixote. Chegou dois anos depois a Itália, com o título Indice medio di felicità.

david machado premiado

“O Índice Médio de Felicidade acaba de marcar um golo de calcanhar aqui em Itália e é o vencedor do Prémio Libro d’Europa do festival de Salerno”, escreveu o autor, na sua página de Facebook

David Machado era finalista ao lado da alemã Stefanie de Velasco, com o livro Latte di Tigre, e da finlandesa Emmi Itaranta, por La Memoria Dell’Acqua. O galardão, que vai na sua quarta edição, distingue autores com menos de 40 anos (David tem 37 anos). Quando foi criado, em 2013, o vencedor também foi português: José Luís Peixoto, com Livro (Quetzal).

No ano passado, foi ele o vencedor português do Prémio da União Europeia para a Literatura, pelo mesmo livro. A decisão foi unânime e o júri disse que o autor “não pode deixar de ser considerado como um promissor talento, que emerge na paisagem literária portuguesa e europeia. Merece, por isso, este prémio, que não deve ser considerado apenas uma recompensa mas também (e, talvez, sobretudo) um incentivo”. Quando o foi receber, o autor leu este excerto:

indice-medio-da-felicidade

© Andreia Reisinho Costa

Aualmente, o realizador Joaquim Leitão está a rodar um filme a partir da obra, com argumento do autor, em parceria com Tiago Santos. Ainda não se conhece a data de estreia.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Livros

Livros para o Natal (II) /premium

João Carlos Espada

Cinco sugestões de livros de autores nacionais para o Natal — mas não para a ‘época festiva’ ou para as ‘férias da estação’, como mandam as actuais directivas politicamente correctas.

Livros

Livros para o Natal (I) /premium

João Carlos Espada

Seis sugestões de livros que são também leituras que desafiam os dogmas politicamente correctos hoje dominantes entre nós.

Inovação

Transformação: o segredo da inovação /premium

Sebastião Lancastre

As sociedades caminham no sentido de desmaterializar o dinheiro, tornando-o invisível nas nossas vidas. Na Suécia há centenas de lojas que já dizem, à entrada, que não aceitam dinheiro físico.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)