Muito tem sido especulado sobre o que vai acontecer no final de sexta temporada de Guerra dos Tronos, uma das séries mais vistas da atualidade e que habituou os seus fãs a episódios que fecham as temporadas cheios de ação e suspense. Apresentamos algumas teorias do que pode suceder no episódio que sai no próximo domingo nos EUA (segunda-feira em Portugal).

Aviso aos leitores (e principalmente aos fãs da série ‘Guerra dos Tronos’): este artigo contém detalhes sobre o nono episódio da sexta temporada. Caso não queira saber o que se passou no episódio transmitido esta segunda-feira em Portugal, não continue a ler.

Sem nome

Sansa Star e Jon Snow lado a lado, no nono episódio da sexta temporada.

No nono episódio — “Battle of the Bastards” — da atual sexta temporada, os fãs assistiram a ums das batalhas mais sangrentas e visualmente impactantes da série. O penúltimo capítulo desta temporada da saga foi cheio de ação e de desenvolvimentos na história. Desde a confirmação de Sansa como uma das personagens mais importantes da trama, à aliança (e inuendos) estabelecida entre Daenerys Targaryen e Yara Greyjoy até à morte de Rickon Stark, não houve momentos mortos neste episódio que terá deixado muitos fãs com os nervos à flor da pele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A batalha entre as forças de Ramsay Bolton, o sádico vilão que protagonizou quatro dos momentos mais chocantes da série — a tortura de Theon Greyjoy, a violação de Sansa e o assassínio da mulher do pai e do seu próprio irmão e agora o assassínio de Rickon Stark frente aos dois irmãos –, e as forças dos herdeiros de Ned Stark — a filha pródiga Sansa Stark e o bastardo Jon Snow — será para muitos entusiasta deste grande épico um dos acontecimentos mais marcantes de toda a saga. Principalmente porque mostrou um novo traço na personalidade de Sansa: uma mulher implacável que se revela uma líder com mais intuição do que o próprio Jon e que não hesita em atiçar cães esfomeados a Ramsay, abandonando-o para morrer com um sorriso na cara.

Mas a grande questão que carece de resposta antes deste décimo episódio da sexta temporada diz respeito à personagem de Cersei Lanister: será que a personagem encarnada por Lena Headey vai ter o mesmo destino que tantos outros protagonistas da série e se irá encontrar com os Sete Deuses?

Ficámos a saber no oitavo episódio que a rainha deposta vai ser julgada pelos seus crimes morais e, para desgosto da própria, que o julgamento não pode ser resolvido por combate (quem nos Sete Reinos poderia vencer o guarda-costas morto-vivo de Cersei?). Os fãs ansiavam por respostas no nono episódio, mas parece que vão ter de esperar até ao fim para descortinar parte do destino de Cersei. Entretanto deixamos algumas das teorias e hipóteses já referidas na Internet.

No final do julgamento, será que o High Sparrow vai obter uma nova vitória sobre a antiga rainha de Westeros, sobretudo depois de a ter humilhado publicamente no episódio “Mother’s Mercy”, quando a fez desfilar nua pelas ruas da cidade? Ou será que Jamie Lanister vai ser o responsável pela morte da sua irmã/amante? Ou então poderá Cersei levar a melhor e derrotar o sacerdote e conselheiro do seu filho e rei e da rainha/nora Margaery Tyrell? Não convém esquecer o lema dos Lannister: “Um Lannister paga sempre as suas dívidas”. E depois do que teve de passar, acreditamos que Cersei tenha muitas contas a ajustar.

E qual será o destino de Tommen Baratheon, o filho de Cersei e atual rei de Westeros? Até agora os Baratheon coroados não têm tido a simpatia dos autores da série (Robert, Joffrey e Mircela, marido e filhos, respetivamente, morreram enquanto eram governantes).

Seja qual for o desfecho, o que parece certo é que Cersei vai voltar para a próxima temporada, bem como Tyrion, Jon Snow, Daenerys Targaryen e Jaime Lannister.

Recentemente foi revelado que os atores que dão vida a estas personagens vão receber 500.000 dólares (450.000 euros) por cada episódio em que aparecerem na sétima temporada.

Este valor por episódio não põe a salvo nenhuma das personagens, que poderão sempre morrer ao longo da temporada. Por isso os valores são atribuídos por episódio, sendo que a personagem pode desaparecer do mundo dos vivos a qualquer altura.

Mas para se ter uma ideia mais clara sobre quem vai e quem não vai aparecer na próxima temporada, será necessário esperar pelo episódio dez, “The Winds of Winter, que terá 69 minutos (o episódio mais longo até à data) e estreia em Portugal segunda-feira dia 27 no canal SyFy, um dia depois da estreia nos Estados Unidos da América.

Através do trailer do episódio podemos suspeitar que serão mostrados desenvolvimentos relativamente à relação entre Jon Snow e Sansa Stark, depois destes terem retomado Winterfell e feitas revelações sobre a magia de Melisandre.

Confira abaixo o trailer para o décimo episódio da sexta temporada.

https://www.youtube.com/watch?v=Doup1qV3lQE

Por último, para todos os fãs que não se cingem à série televisiva e aguardam com ansiedade pelos próximos capítulos dos livros de George R. R. Martin, o The Telegraph avisa: Winds of Winter, o próximo livro de George R. R. Martin, vai ser melhor que a série. Afinal, não foi sempre assim?