786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ronaldo. Os recordes que bateu em 90 minutos (e ainda não acabou o Euro)

Este artigo tem mais de 5 anos

Aos 31 anos, e naquele que deverá ser o seu derradeiro Europeu, Cristiano Ronaldo é um "papa-recordes". Alguns caíram diante da Hungria. Mas ainda há outro que pode cair com a Croácia, nos "oitavos".

i

PHILIPPE KSIAZEK/AFP/Getty Images

PHILIPPE KSIAZEK/AFP/Getty Images

Foi em Chaves. A 20 de agosto de 2003.

Cristiano Ronaldo tinha-se estreado (e partido a loiça toda, diga-se) pelo Manchester United quatro dias antes, frente ao Bolton. Luiz Felipe Scolari convocou-o para a seleção — não pelo (pouco) que fez nos Red Devils, mas pelo muito que fez na pré-época do Sporting. Começou no banco, contra o Cazaquistão. Mas Scolari chamá-lo-ia ao intervalo para entrar. Aos 46′, saiu Luís Figo, entrou Cristiano Ronaldo. Era a primeira internacionalização de muitas. Seguir-se-iam mais 129 até esta quarta-feira, quando capitaneou Portugal frente à Hungria. Mas isto, sendo um recorde, não é propriamente uma novidade: às 127 internacionalizações, Ronaldo igualou Luís Figo e, às 128, ultrapassou-o como o mais internacional de sempre por Portugal.

Cristiano Ronaldo só marcou o seu primeiro golo pela seleção ao fim de cinco internacionalizações. O que não é de estranhar: o rapazinho de 19 anos não era ainda o goleador que é hoje aos 31. Por falar em primeiro golo, foi durante o Euro 2004, na estreia de Portugal frente à Grécia. Haveria de marcar mais 60 golos, dois deles contra a Hungria esta quarta-feira. Recorde? Não. Ou melhor, já foi. Aos 42 golos ultrapassou Eusébio, e aos 47 Pauleta. Recorde, recorde, foi o que caiu ontem à tarde: Ronaldo leva já 11 golos em fases finais (Mundiais e Europeus), sendo por isso o melhor marcador de sempre de Portugal, ultrapassando os nove de Eusébio.

O desafio não é mais para Ronaldo. Ele fez o que tinha de fazer: marcou. O desafio é para as gerações que hão de vir: 60 golos são quase inatingíveis. E ainda está a “contagem” a decorrer, provavelmente com mais uma fase de apuramento, um Mundial e alguns amigáveis para picar o ponto.

Ainda a propósito de golos, Cristiano Ronaldo bateu um recorde e está próximo de bater outro. Desde logo, é o primeiro futebolista a marcar em quatro Europeus – e começou a molhar a sopa, como se sabe, em junho em 2004. Até ver, entre o Euro “português” e este, em França, Ronaldo marcou oito golos. Está a um do melhor registo de sempre na competição, que é de Platini. O gaulês marcou nove. Só num ano: em 1984.

E jogos? Sim, também há recorde nos jogos. Ao 17.º jogo, Ronaldo tornou-se no futebolista com mais encontros disputados em Europeus até hoje. Atrás dele, só “lendas”: Lilian Thuram e Edwin van der Sar, ambos com 16 jogos, e Iniesta, com 15. Os dois primeiros não podem jogar mais, pois retiraram-se; o segundo vai por certo retirar-se de Europeus com o de 2016. É ver quem vai mais longe, se o espanhol ou o português.

É tudo? Não. Ronaldo participou em sete fases finais: quatro Europeus, três Mundiais. E marcou em todas elas. Nunca ninguém o tinha conseguido. E agora, é tudo? Não, nem pensar. Não com o “papa-recordes” Ronaldo. Entre portugueses, com o 7.º golo em Europeus, passou a ser o melhor marcador de sempre na prova organizada pela UEFA – Nuno Gomes tinha seis até aqui. Mas se olharmos para o plano internacional, Ronaldo marcou em todas as fases finais em que participou. Sete, portanto. O anterior recorde era de dois alemães, Klinsmann e Klose, que haviam marcado em seis.

Contas feitas, Platini que se “ponha a pau”. Contra os croatas há mais um recorde prestes a cair…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos