Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Colares, pulseiras, brincos, anéis. Das mais trabalhadas às mais descomplicadas, das que se distinguem pela simplicidade às mais elegantes, as joias são, por si só, peças especiais. Criá-las com as próprias mãos torna-as ainda mais exclusivas, e foi por isso que o atelier Joana Simões resolveu organizar dois workhops — um nos dias 7 e 9 de julho, outro nos dias 14 e 16 do mesmo mês –, para transmitir conhecimentos básicos sobre joalharia.

“Esta ideia surge porque normalmente o pensamento ‘poder usar ou oferecer uma joia que foi feita por mim’ é tido como inatingível. Então, por que não facilitar a realização daquilo que é um sonho de muitas das pessoas que nos rodeiam?”, questiona Joana Simões, designer e joalheira há mais de 10 anos e responsável por esta iniciativa.

“Técnicas Criativas em Fio de Prata” e “Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel”, são os cursos que podem tornar o sonho de que Joana fala em realidade.

image (1)

image

Todos os materiais são disponibilizados nos workshops que decorrem no mês de julho.

No primeiro, os participantes são desafiados a criar três pares de brincos de gancho, uma pregadeira e um colar em prata, com a aplicação de diferentes materiais como pérolas, pedras semi-preciosas ou vidros de Murano. No “Workshop de Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel” cria-se um anel em prata, com aplicação de pedra ou pérola. Cada um dos cursos tem a duração de quatro a cinco horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dar asas à imaginação é o requisito, e havendo materiais e máquinas disponíveis no atelier, a vontade e criatividade são as únicas ferramentas a trazer.

A ideia de criar joias com estilo próprio para usar no dia-a-dia pode inicialmente parecer difícil, mas a história da descoberta da paixão de criar joias da responsável do projeto pode inspirar quem esteja menos confiante. Isto porque foi entre a cozinha e a sala de estar da casa dos pais, com uma mesa de trabalho e outra de soldar ao lado que, com poucos meios, Joana começou a criar as suas joias.

Hoje é formada nesta área e tem uma loja onde produz as suas “peças preciosas”, a Pedra de Toque – Galeria e Joalharia de Autor, em Telheiras.

“A atenção ao detalhe, ao mais ínfimo pormenor… perco-me aí. E mais que tudo, adoro que outras pessoas apreciem [as joias], se identifiquem com elas e as usem como parte de si, uma parte de mim. Todas as peças são únicas e feitas com uma intensão e um prazer que me supera e que espero que chegue ao outro lado”, diz Joana Simões ao Observador.

Nestes workshops pode ter a certeza: não só não se vão os anéis, como também ficam os dedos para continuar a produzir peças únicas.

O quê? Workshops de Iniciação à Joalharia
Quando? 7 e 9 de julho: Workshop de Técnicas Criativas em Fio de Prata; 14 e 16 de julho: Workshop de Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel
Onde? Atelier Joana Simões (Rua Mário Dionísio, Loja 2B, Lisboa)
Quanto? 75€ e 95€
Inscrições: No Facebook do atelier ou através de e-mail