Colares, pulseiras, brincos, anéis. Das mais trabalhadas às mais descomplicadas, das que se distinguem pela simplicidade às mais elegantes, as joias são, por si só, peças especiais. Criá-las com as próprias mãos torna-as ainda mais exclusivas, e foi por isso que o atelier Joana Simões resolveu organizar dois workhops — um nos dias 7 e 9 de julho, outro nos dias 14 e 16 do mesmo mês –, para transmitir conhecimentos básicos sobre joalharia.

“Esta ideia surge porque normalmente o pensamento ‘poder usar ou oferecer uma joia que foi feita por mim’ é tido como inatingível. Então, por que não facilitar a realização daquilo que é um sonho de muitas das pessoas que nos rodeiam?”, questiona Joana Simões, designer e joalheira há mais de 10 anos e responsável por esta iniciativa.

“Técnicas Criativas em Fio de Prata” e “Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel”, são os cursos que podem tornar o sonho de que Joana fala em realidade.

image (1)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

image

Todos os materiais são disponibilizados nos workshops que decorrem no mês de julho.

No primeiro, os participantes são desafiados a criar três pares de brincos de gancho, uma pregadeira e um colar em prata, com a aplicação de diferentes materiais como pérolas, pedras semi-preciosas ou vidros de Murano. No “Workshop de Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel” cria-se um anel em prata, com aplicação de pedra ou pérola. Cada um dos cursos tem a duração de quatro a cinco horas.

Dar asas à imaginação é o requisito, e havendo materiais e máquinas disponíveis no atelier, a vontade e criatividade são as únicas ferramentas a trazer.

A ideia de criar joias com estilo próprio para usar no dia-a-dia pode inicialmente parecer difícil, mas a história da descoberta da paixão de criar joias da responsável do projeto pode inspirar quem esteja menos confiante. Isto porque foi entre a cozinha e a sala de estar da casa dos pais, com uma mesa de trabalho e outra de soldar ao lado que, com poucos meios, Joana começou a criar as suas joias.

Hoje é formada nesta área e tem uma loja onde produz as suas “peças preciosas”, a Pedra de Toque – Galeria e Joalharia de Autor, em Telheiras.

“A atenção ao detalhe, ao mais ínfimo pormenor… perco-me aí. E mais que tudo, adoro que outras pessoas apreciem [as joias], se identifiquem com elas e as usem como parte de si, uma parte de mim. Todas as peças são únicas e feitas com uma intensão e um prazer que me supera e que espero que chegue ao outro lado”, diz Joana Simões ao Observador.

Nestes workshops pode ter a certeza: não só não se vão os anéis, como também ficam os dedos para continuar a produzir peças únicas.

O quê? Workshops de Iniciação à Joalharia
Quando? 7 e 9 de julho: Workshop de Técnicas Criativas em Fio de Prata; 14 e 16 de julho: Workshop de Técnicas Criativas em Chapa de Prata-Anel
Onde? Atelier Joana Simões (Rua Mário Dionísio, Loja 2B, Lisboa)
Quanto? 75€ e 95€
Inscrições: No Facebook do atelier ou através de e-mail