Rádio Observador

Astrofísica

CR7, a galáxia mais brilhante do Universo, tem uma nova prima

VR7 é da família de CR7, a galáxia mais brilhante do Universo primitivo. Tal como a galáxia com o nome do craque português, VR7 pode ter tido um papel no aparecimento de vida.

M. KORNMESSER / ESO / HANDOUT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

Uma equipa internacional de astrofísicos, liderada pelo português David Sobral, descobriu uma nova galáxia da família da CR7, a galáxia mais brilhante do Universo primitivo, que pode ter tido um papel importante na origem da vida.

Os resultados da descoberta foram esta segunda-feira divulgados num encontro sobre astronomia, na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, onde mais de 550 cientistas apresentam, até sexta-feira, as suas mais recentes investigações.

À Lusa, a partir de Nottingham, o astrofísico David Sobral, professor na universidade britânica de Lancaster, disse que a nova galáxia VR7 pode, tal como a CR7, a galáxia mais brilhante dos primórdios do Universo, “ter tido um papel muito importante na mudança da natureza do Universo nos primeiros tempos”, na “criação de elementos” químicos “mais pesados”, que “são necessários à formação de estrelas como o Sol” e, portanto, “necessários à vida”, inclusive humana.

Ambas as galáxias, explicou, “são fontes suficientemente brilhantes para terem contribuído para a revolução do Universo, a época da ‘reionização'”, que marca a saída do Universo da idade das trevas, em que “fontes de luz muito fortes fizeram partir os átomos de hidrogénio, em larga escala, e transformaram o átomo de neutro a ionizado, como existe hoje”.

A VR7, assim chamada em homenagem à astrofísica norte-americana Vera Rubin, pelo seu contributo para a descoberta da matéria escura, tem “um brilho muito semelhante” à da CR7 e, tal como esta galáxia, vive no Universo primitivo, quando o Universo tinha 800 milhões de anos, isto é, seis por cento da sua idade atual, que é cerca de 14 mil milhões de anos.

A galáxia VR7, cuja luz demorou 12,9 mil milhões de anos a chegar à Terra, localiza-se numa área do Universo oposta à da CR7, sendo, por isso, visível durante o verão, e não no inverno.

A CR7, cujo anúncio da descoberta foi feito há um ano por uma equipa liderada também por David Sobral, é três vezes mais brilhante do que uma outra galáxia dos primeiros tempos do Universo, a Himiko, à qual pertencia o recorde de luminosidade.

Podendo albergar a primeira geração de estrelas, a CR7 corresponde à sigla da ‘estrela’ de futebol portuguesa Cristiano Ronaldo, mas, tecnicamente, é a abreviatura de Cosmos (zona do céu onde a galáxia foi detetada) Redshift (desvio para o vermelho) de 7.

Quanto maior o desvio para o vermelho (no espetro da luz) de uma galáxia, mais distante ela está. Neste caso, desvio para o vermelho de 7 significa que a CR7 está a 12,9 mil milhões de anos-luz da Terra. O mesmo se passa com a VR7. “A CR7 não é única. Pelos nossos cálculos, pode haver dezenas de milhares de galáxias como esta [e como a VR7] no Universo”, sustentou David Sobral.

A sua equipa, que inclui um outro astrofísico português, Sérgio Santos, e investigadores de Leiden (Holanda) e da Califórnia (Estados Unidos), pretende “perceber quais as fontes de luz que vivem nessas galáxias” e “como é possível serem tão brilhantes”.

Ainda no ano passado, a equipa de David Sobral descobriu uma outra galáxia da família da CR7, a MASOSA.

Recentemente, um grupo de cientistas do Havai (Estados Unidos) encontrou outra galáxia da mesma família, a COLA-1.

Para a descoberta da VR7, a equipa de David Sobral socorreu-se dos telescópios óticos Subaru e Keck, no Havai, e VLT, no Chile.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.