Walt Disney

Maui: o próximo herói da Disney é gordo. E as críticas ganharam volume

Moana é o nome da nova aposta da Disney e uma das personagens é o herói mitológico da Polinésia, Maui. Forte, ou gordo? Meio porco e hipopótamo oude acordo com a realidade. As críticas são volumosas

Getty Images for Disney

Moana é a próxima aposta da Disney. O filme tem como uma das personagens o herói mitológico da Polinésia, Maui. Até aqui nada de novo não fosse o design desta personagem que já levou a que uma política neozelandesa, Jenny Salesa, criticasse a empresa norte-americana por utilizar um estereótipo errado como base para a criação de Maui.

Salesa afirma que “não é aceitável” a Disney ter criado uma personagem “obesa” para representar uma personagem polinésia. A política afirma que os homens e mulheres da Polinésia “dos últimos 100-200 anos”, na sua maior parte, não são obesos, afirmando que este é um “estereótipo negativo”.

Numa imagem publicada no Facebook, o jogador profissional de rugby Fuimanono Sapolu fez uma publicação com um meme em que são representados Roman Reigns, Dwayne “The Rock” Johnson e Jason Momoa, três atores de origem polinésia com físicos tonificados, por cima de uma imagem de Maui. Com a imagem surge uma legenda onde se poder ler que “os três homens mais atraentes em Hollywood são polinésios mas o Maui da Disney é meio porco e meio hipopótamo”. Na descrição colocada por Sapolu pode ler-se ainda que “parece que Maui pescou as ilhas e depois as fritou e comeu”

A Polinésia é uma sub-região da Oceânia no Oceano Pacífico. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que nove das dez nações onde o índice de obesidade é superior no mundo é nas ilhas do Pacífico.

Segundo o The Guardian, Maui é uma figura creditada com a responsabilidade de ter criado as Ilhas do Pacífico depois de as pescar do oceano.

Muitos utilizadores das redes sociais já criticaram a polémica à volta do design de Maui, afirmando que a personagem não parece obesa, mas forte e poderoso, referindo que o seu físico é parecido com o de muitos polinésios.

O artista de banda-desenhada Muichael Mulipola, originário da Samoa, publicou no Twitter uma imagem em que pretende demonstrar como o corpo que a Disney criou para o “semi-deus” Maui é o tipo de corpo indicado para alguém cujos feitos se assemelham aos que o filme anuncia.

Neste desenho, o artista mostra como a constituição da personagem é sinónimo de “Poder e Força”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)