436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Maui: o próximo herói da Disney é gordo. E as críticas ganharam volume

Este artigo tem mais de 5 anos

Moana é o nome da nova aposta da Disney e uma das personagens é o herói mitológico da Polinésia, Maui. Forte, ou gordo? Meio porco e hipopótamo oude acordo com a realidade. As críticas são volumosas

i

Getty Images for Disney

Getty Images for Disney

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Moana é a próxima aposta da Disney. O filme tem como uma das personagens o herói mitológico da Polinésia, Maui. Até aqui nada de novo não fosse o design desta personagem que já levou a que uma política neozelandesa, Jenny Salesa, criticasse a empresa norte-americana por utilizar um estereótipo errado como base para a criação de Maui.

Salesa afirma que “não é aceitável” a Disney ter criado uma personagem “obesa” para representar uma personagem polinésia. A política afirma que os homens e mulheres da Polinésia “dos últimos 100-200 anos”, na sua maior parte, não são obesos, afirmando que este é um “estereótipo negativo”.

Numa imagem publicada no Facebook, o jogador profissional de rugby Fuimanono Sapolu fez uma publicação com um meme em que são representados Roman Reigns, Dwayne “The Rock” Johnson e Jason Momoa, três atores de origem polinésia com físicos tonificados, por cima de uma imagem de Maui. Com a imagem surge uma legenda onde se poder ler que “os três homens mais atraentes em Hollywood são polinésios mas o Maui da Disney é meio porco e meio hipopótamo”. Na descrição colocada por Sapolu pode ler-se ainda que “parece que Maui pescou as ilhas e depois as fritou e comeu”

A Polinésia é uma sub-região da Oceânia no Oceano Pacífico. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que nove das dez nações onde o índice de obesidade é superior no mundo é nas ilhas do Pacífico.

Segundo o The Guardian, Maui é uma figura creditada com a responsabilidade de ter criado as Ilhas do Pacífico depois de as pescar do oceano.

Muitos utilizadores das redes sociais já criticaram a polémica à volta do design de Maui, afirmando que a personagem não parece obesa, mas forte e poderoso, referindo que o seu físico é parecido com o de muitos polinésios.

O artista de banda-desenhada Muichael Mulipola, originário da Samoa, publicou no Twitter uma imagem em que pretende demonstrar como o corpo que a Disney criou para o “semi-deus” Maui é o tipo de corpo indicado para alguém cujos feitos se assemelham aos que o filme anuncia.

Neste desenho, o artista mostra como a constituição da personagem é sinónimo de “Poder e Força”.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.