Walt Disney

Maui: o próximo herói da Disney é gordo. E as críticas ganharam volume

Moana é o nome da nova aposta da Disney e uma das personagens é o herói mitológico da Polinésia, Maui. Forte, ou gordo? Meio porco e hipopótamo oude acordo com a realidade. As críticas são volumosas

Getty Images for Disney

Moana é a próxima aposta da Disney. O filme tem como uma das personagens o herói mitológico da Polinésia, Maui. Até aqui nada de novo não fosse o design desta personagem que já levou a que uma política neozelandesa, Jenny Salesa, criticasse a empresa norte-americana por utilizar um estereótipo errado como base para a criação de Maui.

Salesa afirma que “não é aceitável” a Disney ter criado uma personagem “obesa” para representar uma personagem polinésia. A política afirma que os homens e mulheres da Polinésia “dos últimos 100-200 anos”, na sua maior parte, não são obesos, afirmando que este é um “estereótipo negativo”.

Numa imagem publicada no Facebook, o jogador profissional de rugby Fuimanono Sapolu fez uma publicação com um meme em que são representados Roman Reigns, Dwayne “The Rock” Johnson e Jason Momoa, três atores de origem polinésia com físicos tonificados, por cima de uma imagem de Maui. Com a imagem surge uma legenda onde se poder ler que “os três homens mais atraentes em Hollywood são polinésios mas o Maui da Disney é meio porco e meio hipopótamo”. Na descrição colocada por Sapolu pode ler-se ainda que “parece que Maui pescou as ilhas e depois as fritou e comeu”

A Polinésia é uma sub-região da Oceânia no Oceano Pacífico. Dados da Organização Mundial de Saúde afirmam que nove das dez nações onde o índice de obesidade é superior no mundo é nas ilhas do Pacífico.

Segundo o The Guardian, Maui é uma figura creditada com a responsabilidade de ter criado as Ilhas do Pacífico depois de as pescar do oceano.

Muitos utilizadores das redes sociais já criticaram a polémica à volta do design de Maui, afirmando que a personagem não parece obesa, mas forte e poderoso, referindo que o seu físico é parecido com o de muitos polinésios.

O artista de banda-desenhada Muichael Mulipola, originário da Samoa, publicou no Twitter uma imagem em que pretende demonstrar como o corpo que a Disney criou para o “semi-deus” Maui é o tipo de corpo indicado para alguém cujos feitos se assemelham aos que o filme anuncia.

Neste desenho, o artista mostra como a constituição da personagem é sinónimo de “Poder e Força”.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)