O que o presidente da Bielorrússia terá querido dizer era algo como “está na altura de desenvolver e trabalhar”. Mas o que saiu, por causa de um erro de pronúncia, terá sido qualquer coisa mais parecido com “está na altura de despir e trabalhar”. E os bielorrussos têm feito exatamente isso, partilhando os resultados nas redes sociais.

Especialistas da língua mostraram a semelhança entre os verbos “despir” e “desenvolver” em bielorrusso, como afirma o The Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens são acompanhadas do hashtag #раздеватьсяиработать (#despe-teevaitrabalhar).

Algumas das fotografias mostram um trabalhador sozinho, enquanto outros preferem ser fotografados em grupo. Em muitas das fotografias podem ler-se frases como: “Se o nosso presidente manda…” ou “Como bons cidadãos obedecemos ao nosso presidente”.

https://www.instagram.com/p/BHDRwVYD9mz/

As fotografias não mostram só trabalhadores. Muitos estudantes optaram por obedecer à “ordem” do presidente e mostram-se num ambiente de estudo mais descontraído, onde os materiais escolares ganham novas utilidades.

O presidente Lukashenko é considerado por muitos como o “último ditador da Europa”, como afirma o The Telegraph. Lukashenko está à frente da Bielorrússia há 22 anos.