A nadadora Vânia Neves, 16.ª classificada na prova de qualificação de águas abertas realizada em Setúbal, assegurou uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, anunciou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

“A nadadora do Fluvial Portuense viu a sua presença na competição de águas abertas dos Jogos olímpicos confirmada após a direção da FPN receber o convite da FINA (Federação Internacional de Natação) e aceitar o parecer positivo da direção técnica nacional da FPN”, comunicou o organismo.

A FINA convidou Vânia Neves depois de um tribunal neozelandês não ter dado provimento ao recurso de Charlotte Webby, 31.ª classificada na maratona de 10 km de Setúbal e que pretendia ocupar a vaga continental (Oceânia). A federação neozelandesa exigia um lugar entre os 16 primeiros na prova realizada no rio Sado.

Vânia Neves, 89.ª atleta portuguesa apurada para os Jogos do Rio de Janeiro, é a quarta nadadora lusa com presença assegurada no Brasil, juntando-se aos três elementos da natação pura já qualificados: Alexis Santos (200 m estilos), Diogo Carvalho (200 m estilos) e Victoria Kaminskaya (400 m estilos).

Vânia Neves é 26.ª nadadora mundial no conjunto das duas provas de qualificação, ou seja, o Mundial de Kazan, na Rússia, que apurou 10 nadadoras, e a prova de qualificação de Setúbal, que apurou mais 15.

Nesta, apurava-se uma nadadora por país, até ficarem preenchidas 10 vagas, enquanto as cinco restantes eram ocupadas pelas melhores nadadoras de cada continente, desde que não pertencessem a países com atletas já qualificados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR