A partir desta sexta-feira, 1 de julho, se for a Paris vai deixar de ver veículos registados antes de 1997 a circular na cidade. Esta medida visa controlar os níveis de poluição que são muito elevados na cidade francesa.

Os parisienses vão ter de encontrar alternativas como os transportes públicos, a compra de um carro recente ou a utilização de sistemas de táxi como a Uber ou a Koolicar. Paris é uma das cidades europeias com pior qualidade do ar e, como tal, vai proibir a circulação de todos os carros registados antes de outubro de 1997 e motociclos registados antes de junho de 1999.

O objetivo é o de remover veículos antigos que contribuem com cerca de 5% para a poluição. Em 2020, apenas carros registados depois de 2010 poderão circular na capital francesa. O estado promove ainda a compra de um novo veículo, menos poluente, com 3700 euros.

Também em Londres existe uma zona onde os veículos têm de cumprir o limite de emissão de poluentes, sob pena de os condutores terem de pagar multas. Nos EUA, há vários estados a estudarem formas de colocar um travão à poluição através de veículos, com novas taxas e multas.

Há outras cidades europeias onde a circulação de veículos também tem sido restringida. Em Dubrovnik, na Croácia, a circulação de veículos motorizados na zona velha é proibida.

Texto editado por João Cândido da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR