Desemprego

Portugueses querem mais intervenção da UE no combate ao desemprego

Portugueses acham que a União Europeia devia ter mais intervenção no combate ao desemprego, fraude fiscal, terrorismo, proteção das fronteiras externas e na emigração.

O Eurobarómetro mostra que a luta contra o terrorismo é a área em que a maior taxa de habitantes da UE defende uma maior intervenção comunitária

CHRISTIAN BRUNA/EPA

A esmagadora maioria dos portugueses considera que a União Europeia (UE) deve intervir mais no combate ao desemprego (93%), à fraude fiscal e ao terrorismo (91% cada), segundo um Eurobarómetro divulgado pelo Parlamento Europeu esta sexta-feira.

Segundo o inquérito, além do desemprego, fraude fiscal e terrorismo, a proteção das fronteiras externas (87%) e a imigração (86%) são também áreas em que a grande maioria dos portugueses defendem mais intervenção da UE.

O Eurobarómetro, realizado entre 9 e 18 de abril, mostra que a luta contra o terrorismo é a área em que a maior taxa de habitantes da UE (82%) defende uma maior intervenção comunitária.

Em segundo lugar, na média da UE, surge a luta contra o desemprego (77%) e em terceiro o combate à fraude fiscal (75%).

Em relação ao terrorismo, quase metade dos portugueses (49%) consideram que o seu país corre “algum risco” de sofrer um atentado (UE 47%), enquanto 27% responderam considerar haver um “grande risco” (UE 40%) e 21% um “baixo risco” (UE 11%).

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)