As forças do regime sírio bombardearam este sábado intensamente uma localidade rebelde próxima de Damasco, matando pelo menos 31 pessoas, em represália pela captura de um dos seus pilotos, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os ataques aéreos e de artilharia contra Jairud, 60 quilómetros a nordeste de Damasco, puseram termo a uma trégua acordada entre o regime e responsáveis locais que vigorava há dois anos.

Na sexta-feira, as forças sírias prometeram vingar a captura e morte de um dos seus pilotos, cujo avião caiu perto de Jairud devido a “problemas técnicos”, pelo grupo rebelde Jaich al-Islam (Exército do Islão), presente naquela localidade.

O grupo anunciou ter abatido o avião e capturado o piloto, mas o seu porta-voz divulgou depois uma foto do piloto caído no chão e com um buraco de bala na nuca e acusou o ramo da Al-Qaeda na Síria, a Frente al-Nusra, também presente em Jairud, de o ter executado.

Rami Abdel Rahman, diretor da organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos, afirmou que os bombardeamentos fizeram 31 mortos, entre os quais dois médicos, e dezenas de feridos.

Rahman disse não dispor de informações sobre se as vítimas eram civis ou combatentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR