O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, partiu no sábado para Espanha, informou a Presidência da República, naquela que será a sua quarta visita privada ao país desde novembro de 2013.

Nessa altura, o chefe de Estado angolano esteve ausente do país por algumas semanas, repetindo as deslocações a Espanha, conhecidas, pelo menos uma vez por ano, nomeadamente a Barcelona.

A Presidência angolana não adianta informação sobre a duração e motivos destas visitas privadas de José Eduardo dos Santos a Espanha, perante as especulações da imprensa privada.

José Eduardo dos Santos, presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e chefe de Estado angolano há 36 anos, anunciou em março que deixa a vida política ativa em 2018, ano em que completará 76 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, o chefe de Estado angolano não clarificou em que moldes será feita a sua saída da vida política e se ainda estará disponível para concorrer às eleições gerais de agosto de 2017, antes da sua retirada.

Entretanto, formalizou na quinta-feira, na sede nacional do partido, a sua recandidatura a presidente do MPLA, que lidera desde 1979.

Não são conhecidas outras candidaturas ao cargo, decorrendo o prazo de apresentação de listas até 14 de julho.

A eleição para a liderança do MPLA será feita durante o VII congresso ordinário do partido, que vai decorrer em Luanda entre 17 e 20 de agosto, antecedendo as eleições gerais em Angola, previstas para 2017.

José Eduardo dos Santos nomeou no início deste mês a filha mais velha, a empresária Isabel dos Santos, para presidente do conselho de administração da empresa concessionária estatal do setor dos petróleos, Sonangol.

Isabel dos Santos assume-se publicamente como militante do MPLA desde 1992 e está a ser apontada por alguma imprensa local como possibilidade para entrar no Comité Central do partido, podendo mesmo vir a ser a sucessora de José Eduardo dos Santos.